top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

10 livros essenciais para investir em ações e desenvolver resiliência

Atualizado: 17 de jun.




Hoje, na [2a.INVEST], preparamos uma lista dos melhores livros sobre investimentos em ações. Esses livros vão te ensinar como montar uma carteira de acordo com seu perfil e desenvolver a mentalidade necessária para enfrentar crises e saber o que fazer durante esses períodos. Aproveite a leitura!


1. Valuation - Como Precificar Ações - Alexandre Póvoa


Valuation - Como Precificar Ações - Alexandre Póvoa

Qual é o valor justo de uma ação? Um dos grandes desafios de investidores, estudantes de administração e finanças ou curiosos que tentam desvendar o enigmático mundo das bolsas de valores é encontrar, em um único livro, todos os princípios básicos – objetivos e subjetivos – para definir o preço justo de um ativo.


Ao longo dos capítulos, o autor esmiúça os diversos caminhos que os analistas de investimentos e gestores de recursos percorrem para precificar ativos e para tomar a decisão de compra ou venda de papéis.


O livro é profícuo na explanação rigorosa de conceitos e rico na apresentação de mais de uma centena de exemplos práticos, o que torna a obra valiosa para os iniciantes no investimento em ações. Já os profissionais e investidores experientes vão saborear debates sobre temas polêmicos e a exploração detalhada da Teoria de Valuation, totalmente adaptada à realidade do mercado de capitais brasileiro.




2. Valuation - Guia Fundamental e Modelagem em Excel® - Ricardo Goulart Serra e Michael Wickert


Valuation - Guia Fundamental e Modelagem em Excel® - Ricardo Goulart Serra e Michael Wickert

Um livro prático sobre avaliação de empresas. Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel® traz técnicas aplicadas na avaliação de empresas e ensina a montar um modelo de avaliação a partir de uma planilha em branco, mostrando as etapas da produção.


Além das técnicas, Ricardo Goulart Serra e Michael Wickert demonstram os diversos aspectos práticos referentes à implementação, limitação e peculiaridades da avaliação de empresas no mercado brasileiro, tudo exemplificado por meio de exemplos práticos aplicados a quatro casos reais e um caso teórico que contextualizam os leitores na dinâmica real de valuation.O modelo de avaliação de empresas demonstrado passo a passo é o fluxo de caixa descontado (utilizando a abordagem dos investidores ou firma – free cash flow to firm) no Excel®.


Ressalva-se que (i) este modelo desenvolvido tem finalidade exclusivamente didática e (ii) os comandos e funções utilizadas na modelagem estão disponíveis em atualizações do Excel® até a data em que este livro foi escrito (abril de 2019); podendo estar sujeitos a alterações ou mesmo não estarem disponíveis em atualizações posteriores a esta data.




3. Warren Buffett e a análise de balanços - Mary Buffett e David Clark


Warren Buffett e a análise de balanços: Como identificar empresas com vantagem competitiva de longo prazo por meio de suas demonstrações financeiras - Mary Buffett e David Clark

Com uma linguagem clara e exemplos práticos, Mary Buffett e David Clark apresentam as estratégias de Buffett com dicas úteis tanto para investidores principiantes quanto para os mais arrojados.


Ao longo de sua carreira, Warren Buffett desenvolveu um método único para selecionar as empresas nas quais investir. Por meio da análise dos balanços, ele acumulou bilhões de dólares apostando apenas nas organizações com uma vantagem competitiva de longo prazo.

Mary Buffett e David Clark demonstram que Buffett criou sua riqueza com a ideia revolucionária de que as empresas com uma vantagem competitiva durável mostram tanta força e previsibilidade no crescimento do lucro a ponto de esse aumento transformar suas ações em uma espécie de equity bond (título com participação patrimonial) com pagamento de juros cada vez mais altos.


Além disso, este livro vai ajudar você a entender:


  • Como Buffett interpreta as demonstrações financeiras e os balanços patrimoniais para avaliar uma empresa.

  • Como Buffett aplica os coeficientes e cálculos financeiros para identificar companhias que possuem uma vantagem competitiva durável.

  • Que volume de dívidas Buffett acredita que uma organização pode suportar antes de se tornar um investimento de risco.

  • Que tipos de empresas Buffett evita apesar da baixa cotação de suas ações.




4. Análise Didática das Demonstrações Contábeis - Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz


Análise Didática das Demonstrações Contábeis - Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz

Demonstrações contábeis sob uma ótica externa. Com testes de concursos, exames e processos seletivos, este livro traz a perspectiva do usuário externo, para que a análise seja feita sob a visão de quem está fora da empresa, assim como acontece na prática.


Por meio de uma abordagem prática, Análise Didática das Demonstrações Contábeis mostra a potencialidade de cada indicador financeiro. Com um capítulo sobre como elaborar relatório de análise, Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz fazem alguns comentários sobre as novas normas contábeis.


Este livro ainda contempla sugestões de atividades totalmente fundamentadas nas metodologias ativas, para que o professor possa aplicar os conceitos em sala de aula.




5. Opções, Futuros e Outros Derivativos - John C. Hull


Opções, Futuros e Outros Derivativos - John C. Hull

Leitura indispensável para profissionais da área financeira e estudantes que vislumbram uma carreira nesse campo, a nova edição do Hull traz, além das novidades da edição americana, um exclusivo capítulo sobre produtos derivativos no mercado brasileiro.










6. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis - Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz


Análise Avançada das Demonstrações Contábeis - Uma Abordagem Crítica - Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz

Demonstrações contábeis sob uma ótica externa. Este livro traz a perspectiva do usuário externo, para que a análise seja feita sob a visão de quem está fora da empresa, assim como acontece na prática, além de atividades fundamentada nas pedagogias ativas. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis - Uma Abordagem Crítica se destaca pela abordagem diferenciada do conteúdo: expõe a potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro e evidencia suas limitações.


Este livro contempla comentários sobre os objetivos didáticos, embasados nas teorias educacionais, com enfoque em aspectos específicos de cada unidade, para que possam ser explorados pelos professores no desempenho da atividade em sala de aula.




7. Ações Comuns Lucros Extraordinários - Philip Fisher


Ações Comuns Lucros Extraordinários - Philip Fisher

Philip Fisher é reconhecido e admirado como um dos mais influentes investidores de todos os tempos. Sua filosofia de investimentos, apresentada há mais de sessenta anos, continua sendo aplicada e estudada por profissionais ainda hoje, e foi uma das grandes fontes de inspiração de Warren Buffett.


Este livro reúne, em um único volume, os três principais textos de Fisher: Ações comuns, lucros extraordinários (publicado em 1958), Investidores conservadores dormem tranquilos (1975) e Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980).


Além de manter toda a sabedoria da edição original, a obra conta ainda com um novo prefácio do filho do autor, o também investidor Kenneth Fisher, trazendo novas perspectivas sobre o trabalho do pai. Trata-se de uma leitura fundamental a todos os que querem aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre o mercado de ações.



8. Faça Fortuna com Ações: Antes que Seja Tarde – Décio Bazin


Faça Fortuna com Ações: Antes que Seja Tarde – Décio Bazin

O livro descreve um método dedicado para investidores de longo prazo que realizam aportes frequentes.


Décio Bazin descreve, basicamente, uma estratégia de precificação de empresas baseada em uma análise muito criteriosa da política de dividendos de um negócio. Além disso descreve diretrizes essenciais para que um investidor tenha sucesso em suas decisões de longo prazo. Para isso utiliza da análise fundamentalista para explicar tais diretrizes. Baixo endividamento, evolução nas margens do negócio, diversificação entre setores perenes da economia são exemplos disso.


Avaliação Amazon: 4,6 de 5




9. O jeito Peter Lynch de investir - Peter Lynch e John Rothchild


Pai Rico, Pai Pobre

O best-seller que todo investidor deveria ler! Peter Lynch é o gestor de fundos número um dos Estados Unidos. Seu lema é: os pequenos investidores também podem se tornar especialistas e selecionar ações vencedoras com a mesma competência dos profissionais de Wall Street só é preciso fazer algumas rápidas pesquisas.


Em O jeito Peter Lynch de investir, ele afirma que, ao observar o desempenho dos negócios e prestar atenção aos melhores produtos e serviços à sua volta, seja no shopping center ou no ambiente de trabalho, você será capaz de descobrir quais empresas serão bem-sucedidas no futuro antes mesmo dos analistas profissionais.


E, se chegar primeiro, você terá mais chances de encontrar as tenbaggers, ações que crescem até dez vezes em valor, fazendo com que seu portfólio passe a ter um desempenho excepcional. Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no mundo, este clássico traz conselhos atemporais sobre o mercado de ações e mostra como o investimento a longo prazo pode lhe trazer grandes recompensas.




10. A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações - T. Harv Eker


Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

Uma obra que ensina a bater o mercado de ações com uma fórmula simples e que traz um retorno absurdo para seus investimentos a longo prazo. Parece mágica? E pode até ser... desde que você tenha disciplina e paciência para seguir as recomendações de Joel Greenblatt e aguardar que seus ganhos fiquem acima da média do mercado ao longo dos anos.


Neste pequeno livro, já considerado um dos grandes clássicos modernos do mundo das finanças, o autor utiliza a matemática básica e uma linguagem bem-humorada para ensinar como identificar bons negócios a preços atrativos. Você aprenderá a encontrar empresas com alto rendimento e baixo valor de mercado para compor sua carteira de ações e conseguir investimentos com alto retorno.


Testada por acadêmicos e investidores profissionais de todo o mundo, essa fórmula mágica é comprovadamente eficaz e pode ajudar tanto investidores experientes, que querem aumentar seu leque de opções no mercado financeiro, quanto os iniciantes no universo das ações.



Agora um bônus:


11. Lucrando com ações no longo prazo - Peter C. Oppenheimer


Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi

Definido como o “grande guru do mercado acionário” Peter C. Oppenheimer, estrategista chefe da Goldman Sachs na Europa, analisa neste livro os padrões de comportamento do mercado financeiro, suas motivações e como as mudanças econômicas e tecnológicas impulsionam oportunidades de investimento.


Seu grande diferencial é justamente o minucioso estudo do comportamento do mercado, especialmente o americano, em meio aos ciclos ciclos financeiros.





E aí, já leu alguns desses livros? Deixe nos comentários!


NEXT Finance + Business


E você, já cuidou das suas finanças hoje? Conheça o NEXT Finance, uma solução inovadora que simplifica a administração financeira pessoal e empresarial. Com integração a vários bancos no Brasil, o NEXT oferece uma abordagem ágil e eficiente para gerenciar recursos e investimentos.


E agora, com o NEXT Business, seu negócio tem à disposição um poderoso ERP para gestão integrada.


Além disso, nosso sistema está integrado ao WhatsApp, proporcionando acesso instantâneo aos seus dados financeiros essenciais, incluindo o Fluxo de Caixa!


Ao ler qualquer um destes livros não deixe de descobrir como o NEXT pode otimizar suas finanças explorando um teste gratuito de 30 dias em next.paivapiovesan.com.br ou contate-nos pelo WhatsApp (31) 99430-2079 para obter ajuda personalizada.


Comments


bottom of page