top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

5 estratégias para ter sucesso em sua vida financeira!

Atualizado: 1 de fev. de 2022



Nesta edição do [2a. INVEST] vamos apresentar 5 estratégias para que você possa ter ainda mais sucesso com suas finanças.


Inicialmente reflita um pouco sobre as frases abaixo:


Use o dinheiro a seu favor!

Gaste bem o seu dinheiro!

A felicidade não está no dinheiro, está no que decidimos fazer com ele.

As decisões financeiras devem ser tomadas de forma que se permita:

  • o planejamento financeiro;

  • controlar despesas e

  • estabelecer prioridades e limites.

Isto pode parecer muito difícil e complexo, mas na verdade não é! Existem ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a fazer isto de forma simples, rápida e transparente.


Vamos às estratégias para o seu sucesso:


1. Reserva Financeira


Mantenha uma reserva financeira para emergências, ela deve ser o seu "banco" na hora do aperto, nunca o cheque especial ou o cartão de crédito.


2. Empréstimos


Pense bem e planeje antes de assumir qualquer dívida!


Antes de se endividar, faça um bom planejamento para definir com que dinheiro vai pagar o empréstimo, que despesas serão reduzidas ou eliminadas para encaixar o novo compromisso no orçamento.


Contrair dívida para financiar consumo pode ser desastroso, o ideal é que o crédito seja utilizado somente para evoluir e formar o seu patrimônio.


3. Você em primeiro lugar


Pague a si mesmo em primeiro lugar, não espere sobrar para investir nos seus projetos de vida. Seja a academia, uma viagem de férias ou um curso no exterior, os seus projetos de vida devem ser priorizados. As sobras ficam para os supérfluos.


4. Poupar e Investir


Você deve procurar encontrar o equilíbrio para cuidar do presente e do futuro. Poupe um valor que não seja muito, que sacrifique o presente; nem pouco, que comprometa a qualidade de vida no futuro; e sim o suficiente, para viver a vida que deseja.


Invista sempre com um propósito! Definir a razão de investir incentiva a poupança e ajuda a escolher o investimento mais adequado. Estude e amplie seus conhecimentos sobre investimentos (nosso Blog está repleto de artigos que podem te ajudar a investir melhor). Assim, terá capacidade de discernimento e senso crítico para avaliar o que serve e o que não serve para você.


Conheça o seu perfil de risco nos investimentos. Respeite o seu perfil de investidor ciente de que não existe investimento sem risco. Não assuma riscos se não tiver conhecimento e não estiver disposto a colocar parte do seu capital em risco.


Cuidado com as propagandas enganosas que oferecem retorno garantido, livre de risco, lucros exorbitantes em poucos dias, promessa de ganhar dinheiro sem sair de casa. São fortes indícios de golpe. Lembre-se de que, quando a esmola é demais, o santo é de barro.


Analise seus investimentos com o NEXT Finance!

5. Cartão de Crédito


Use o cartão de crédito, a seu favor, para ganhar prazo, e nunca para gastar mais do que pode e depois parcelar a fatura do cartão. Lembre que o limite do cartão é o que cabe no seu bolso, não o que lhe foi concedido.


Use no máximo 3 cartões de créditos que permitem uma estrategia de ganhar sempre 30 dias para pagar suas compras (conheça esta estratégia aqui). Nunca pague faturas em atraso, as multas e juros são extorsivos.


Registre as compras no cartão e classifique por categoria de despesa: restaurante, roupas, etc. Lembre sempre que o cartão de crédito é apenas um meio de pagamento. Lance cada uma das despesas efetuadas na categoria à qual pertence e avalie se está gastando bem o seu dinheiro, com as coisas que realmente importam.



O NEXT Finance é a ferramenta tecnológica da Paiva Piovesan que vai lhe permitir ter controle do seu dinheiro de forma eficiente. Venha experimentar de forma gratuita por 30 dias: www.nextfinance.com.br



bottom of page