Propaganda-fluxo-de-caixa.png
  • Rodrigo Paiva

A Bolsa brasileira é hoje uma oportunidade?



Nesta edição da [2a. INVEST] vamos falar sobre uma possível oportunidade de investimento que envolve riscos: a bolsa brasileira.


A desvalorização de 11,7% do Ibovespa no mês junho assusta qualquer investidor. Foi a maior queda percentual desde março de 2020, quando foi duramente afetada pela pandemia da Covid-19. No ano a queda já é de 6,07%.


Temos o velho ditado, que para ter sucesso na Bolsa é preciso comprar na baixa e vender na alta! Mas como ninguém tem bola de cristal, nunca se sabe exatamente qual é o ponto de inflexão para a alta e a baixa.


O que podemos observar são os resultados que investidores tiveram em momentos similares. Os dados mostram que momentos de forte queda do índice e em curto espaço de tempo foram oportunidades no passado para investidores mais agressivos.


Desde 1999, ou seja, em mais de 22 anos, ela só ocorreu em 12 dos 270 meses, ou seja em 4,4% dos meses.


Uma desvalorização em tão pouco tempo demonstra que os investidores foram expostos a uma intensa carga de estresse podendo ter ocorrido uma reação exagerada para o lado negativo.


Investidores que aceitam correr mais risco podem se aproveitar destes momentos. Como se diz no mercado: "ir contra a manada".


Na estratégia de aplicar no índice após quedas de mais de 11% em um mês, as estatísticas mostram que o retorno dos doze meses seguintes foi positivo em 2/3 das vezes.


Os dados demonstram ainda que na média das doze vezes em que este movimento ocorreu, nos doze meses seguintes, o investidor obteve um retorno de 24%. No melhor período de doze meses após esta queda, o resultado foi de 86%.


Importante saber que esta estratégia não foi sempre positiva (1/3 das vezes!). Mesmo aplicando após a queda, em quatro meses o retorno foi negativo. Em um deles o investidor perdeu nos doze meses seguintes 17% e em outro ele chegou a perder 19%.


Ou seja a estatística é positiva, mas o risco persiste!


Ter sangue frio e comprar quando a maioria está vendendo é lembrada por investidores de sucesso, como o Warren Buffett que disse: "Seja medroso quando os outros são gananciosos, e ganancioso quando os outros têm medo.”


O investimento em bolsa deve ser feito com um estudo prévio e em empresas que tenham uma boa performance em seu negócio. Fique atento!


Gostou do conteúdo? Veja mais dos nossos posts


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo