• Paiva Piovesan

Ações: Quer ficar sócio das maiores empresas no Brasil?

Atualizado: 17 de Set de 2021


Nesta edição vamos falar em investimento em ações, um investimento que envolve riscos e deve ser feito com parcimônia e conhecimento. O investimento em ação é um investimento em renda variável.


O que é ação?

Ação é uma parte do capital social de uma empresa listada na Bolsa de Valores, no Brasil a B3. Ao comprar uma ação, você se torna sócio de uma empresa e ganha com sua valorização e/ou distribuição dos lucros entre os acionistas.


Quais são os tipos de ações?

Existem dois tipos principais de ações negociadas na Bolsa:

Ações preferenciais

As ações preferenciais, representadas pela sigla PN, dão o direito de receber dividendos da empresa com prioridade, mas não fornecem direito a voto.

Ações ordinárias

As ações ordinárias, representadas pela sigla ON, dá ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o de receber, de forma não preferencial, dividendos da empresa.

Como é construído o código das ações?

As ações são negociadas através de códigos. As letras e os números podem mudar totalmente o significado dos códigos das ações. Cada um deles representa uma ação diferente e podem mudar, dependendo do tipo do mercado em que estão inseridos. A seguir apresentamos a nomenclatura válida para o mercado à vista.

Letras


As letras fazem referência às empresas emissoras da ação, como PETR4 (da Petrobras) ou BBDC4 (de Bradesco).

Números