top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Como comprar melhor na Black Friday?


Durante a Black Friday, algumas ofertas são tentadoras e o instinto consumista é instigado por todos os lados. Mas, antes de comprar, precisamos tomar alguns cuidados, para não cair em armadilhas ou termos dores de cabeça que poderiam ser evitadas.


Reunimos aqui, algumas dicas para aproveitar melhor as oportunidades de compra e escapar de enrascadas.


1. Planeje suas compras e mantenha suas finanças em dia.


A satisfação gerada pela compra logo passará, mas as consequências em seu orçamento financeiro podem se prolongar por muito tempo. Então, antes de ir às compras, crie uma lista de prioridades com seus objetos de desejo e defina a verba disponível para gastar.


Avalie seu orçamento e verifique quanto há de recursos disponíveis, após a quitação de todos os compromissos assumidos. Se não houver um orçamento financeiro formalizado, verifique a receita e todos os pagamentos previstos nos próximos 3 meses e calcule quanto lhe restará para reservas e gastos “fora do orçamento”.


Evite o endividamento com o prévio planejamento, porque deixar suas contas “no vermelho” pode lhe custar muito caro. Compras por impulso podem gerar descontrole e sustos com a fatura do cartão de crédito. Em alguns casos, é melhor postergar a compra, mesmo que perca o desconto oferecido, do que se endividar e ter prejuízos financeiros com juros e multas, que muitas vezes superam o valor economizado.


Para evitar compras por impulso, pergunte-se antes de comprar: Eu posso, tenho como pagar agora? Eu realmente preciso? Eu preciso disso agora?


Invista no Finance, para seu planejamento, orçamento, controle de gastos e gestão financeira. Mantenha suas finanças em dia.


2. Pesquise e compartilhe: em um mundo conectado, a colaboração beneficia a todos.


Não pague a "metade do dobro", pesquise antes os preços reais do produto ou serviço desejado, para não cair na "Black Fraude". Algumas lojas, má intencionadas, oferecem descontos elevados, mas aumentam os preços dos produtos um pouco antes da Black Friday. Se deseja comprar algo, verifique o preço padrão do produto sem descontos e invista nas oportunidades realmente vantajosas.


Pesquise os preços em diferentes fornecedores e verifique as melhores condições para sua compra. Vale lembrar que as despesas acessórias, como frete e custo de instalação de um determinado equipamento, devem ser observadas e somadas ao valor da compra.


Antes de comprar, inserir seus dados pessoais em um site e/ou efetuar pagamentos, pesquise a idoneidade, veracidade, credibilidade e reputação da loja virtual. Sites clonados e fraudulentos surgem na rede todos os dias, com o objetivo de enganar e aplicar golpes nos desavisados ou desatentos.


Denuncie e compartilhe com as pessoas o que descobrir. Caso encontre algum problema com os preços e descontos oferecidos ou descobriu algum site de e-commerce duvidoso, denuncie, compartilhe e ajude outros consumidores a não repetir o erro.


Compartilhe também as boas experiências, avalie os produtos comprados e ajude outras pessoas a comprar melhor.


3. Desconfie se encontrar alguma oferta "boa demais para ser verdade".


Como citamos, muitos golpistas aproveitam a Black Friday e o momento de empolgação dos compradores para a criação de sites falsos e mensagens de phishing, com a divulgação de ofertas "imperdíveis", simulando lojas verdadeiras, para captar seus dados. Confira e valide sempre o domínio do link do site ou endereço do e-mail recebido.


Desconfie sempre que o preço estiver muito abaixo do ofertado pela concorrência, porque pode ser um simples erro de uma loja confiável ou um golpe. Você pagará por um produto que nunca será recebido e, talvez, não tenha seu dinheiro de volta.


Para ficar mais seguro, vale a dica: Cheque o "cadeado do navegador", exibido na barra de status do programa, que é um certificado de segurança e indica que todas as informações fornecidas são criptografadas. Verifique também se o endereço começa com HTTPS, que se trata de um protocolo de segurança, significando que as chances de ter seus dados "roubados" são menores.


Aproveite nossas dicas e boas compras!



VEJA TODOS OS POSTS

25 visualizações0 comentário
bottom of page