top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Fundos Multimercados: como diversificar seus investimentos?

Atualizado: 27 de jun. de 2021



Hoje na [2a. INVEST] vamos falar sobre uma alternativa de investimento que permite, de forma saudável, a diversificação dos seus investimentos com possibilidade de ganhos em rentabilidade: os Fundos Multimercados!


Os fundos de investimento no Brasil são regulados pela instrução CVM 555. Na resolução, os fundos são classificados em relação a composição de sua carteira em:

  1. Fundo de Renda Fixa;

  2. Fundo de Ações (fundos com, no mínimo, 67% da carteira em ações);

  3. Fundo Multimercado e

  4. Fundo Cambial (mínimo de 80% da carteira em ativos ligados a moedas).


O que são fundos multimercados?


Os fundos classificados como "Multimercado" são aqueles que envolvem vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em algum fator em especial, ou seja são fundos onde o gestor tem liberdade na alocação dos recursos em diversos ativos.


Portanto os Fundos Multimercados são boas soluções para quem busca diversificar investimentos de forma prática, pois reúnem em um só produto vários tipos de ativos.


Por que investir em Fundos Multimercados?


Os fundos são investimentos práticos e simples que são gerenciados por um time de especialistas do mercado financeiro e podem ter na carteira os mais variados ativos, como renda variável, renda fixa e até mesmo outros fundos.


Ao investir em um fundo, você vira dono de uma cota. De acordo com o desempenho, também receberá uma rentabilidade proporcional à sua cota, tudo com muita segurança e facilidade para aplicação e resgate.


Fundos são ótimas alternativas de diversificação porque em um só ativo você pode investir em diversos tipos de investimentos. Isso define o nível de risco do fundo (baixo, médio ou alto) e também o perfil indicado (conservador, moderado ou agressivo).


Outra facilidade dos fundos é que você deixa a gestão do investimento na mão de quem entende. Os gestores são profissionais qualificados e prontos para buscar a melhor rentabilidade possível para o seu dinheiro. E para que eles façam essa gestão, é cobrada uma taxa de administração e performance que varia de acordo com o tipo de fundo.


A importância do gestor nos Fundos Multimercados!


Neste tipo de investimento, o gestor é o principal ponto a ser analisado, já que é ele quem define qual estratégia vai ser utilizada, e o fundo tem liberdade para fazer investimentos em praticamente todas as classes de ativos disponíveis. Esse é também um dos motivos dos fundos multimercado serem os queridinhos dos investidores de alto nível: o gestor consegue fazer uma alocação de acordo com o cenário econômico do momento. Então, um gestor habilidoso consegue ganhar dinheiro inclusive em períodos de baixa no mercado.


A composição do portfólio depende exclusivamente do gestor, sem que haja interferência dos cotistas.


Na escala de fundos, os de renda fixa são as opções mais conservadoras e os de ações, os mais arrojados. Os multimercados seriam um meio termo.


Mas, como os multimercados têm muito mais opções de estratégias, eles também têm uma variedade muito maior de risco e retorno. Alguns podem ser bastante conservadores, quase quanto os fundos de renda fixa, e outros podem ser bastante agressivos – e ter um desempenho bem próximo dos fundos de ações.


Quais as vantagens dos Fundos Multimercados?


Diversificação


Podem utilizar qualquer oportunidade que seja analisada como interessante pelo gestor, desde que esteja prevista nas regras de aplicação do fundo.


Flexibilidade


O gestor direciona sua atuação de acordo com as peculiaridades de cada ativo e do momento econômico vigente.


Alavancagem


A maioria dos Fundos Multimercados permite alavancagem (operação com recursos superiores ao valor do capital aplicado), com o objetivo de maximizar o potencial de rentabilidade de sua carteira ou na grande maioria dos casos como uma forma de proteger os recursos de uma mudança adversa na estratégia montada pelo gestor.


Gestão feita por um Especialista


A flexibilidade desses fundos permite que o gestor da carteira (especializado nesse tipo de investimento) ajuste suas estratégias rapidamente, de acordo com as mudanças de cenários (inclusive alguns podem investir no exterior).


Qual é a Tributação dos Fundos Multimercados?


Imposto de Renda (IR)


A tributação nos fundos multimercados varia de acordo com o tipo de fundo de investimento, sendo ele de longo prazo ou de curto prazo.


Os fundos que forem classificados como longo prazo deverão incluir obrigatoriamente a expressão “longo prazo” no nome do fundo e atender as condições previstas na regulamentação.


Fundos de longo prazo são aqueles que mantém uma carteira média com prazo superior a 365 dias. Para esses fundos, a tributação é igual aos fundos de renda fixa, isto é, decrescente em função do prazo da aplicação:

  • Aplicações de até 180 dias: 22,5% (somente sobre os rendimentos)

  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20% (somente sobre os rendimentos)

  • Aplicações de 361 a 720 dias: 17,5% (somente sobre os rendimentos)

  • Aplicações acima de 720 dias: 15% (somente sobre os rendimentos)

Nessa classificação de fundos multimercados, há a incidência do come-cotas, a uma alíquota de 15%, cobrados a cada 6 meses (maio e novembro).


Já os fundos multimercados classificados como “curto prazo” (e assim descrito no nome do fundo), são aqueles que mantém uma carteira com prazo médio igual ou inferior a 365 dias. Neste caso, o imposto será cobrado da seguinte maneira:

  • Aplicações de até 180 dias: 22,5% (somente sobre os rendimentos)

  • Aplicações de 181 a 360 dias: 20% (somente sobre os rendimentos)

Nessa classificação, há a incidência de come-cotas, a uma alíquota de 20%.


O Come-Cotas


O famoso come-cotas é uma antecipação do pagamento do Imposto de Renda, que depois de calculado, é convertido em cotas do fundo, e deduzido da quantidade de cotas que você possui no fundo. Portanto nos meses de maio e novembro você vai observar no seu extrato de fundos uma redução do número de cotas.


Os fundos multimercados que tiverem como política a aplicação de no mínimo 67% em ações, serão tributados como se fosse fundos de ações, isto é, serão tributados a uma alíquota de 15%, independente do prazo de aplicação. Não há incidência de come-cotas nessa classificação de Fundo.


IOF


O Imposto sobre Operações Financeiras incide apenas sobre os resgates realizados em um período inferior a 30 dias da data da aplicação dos recursos. Se você aplicou e não quis esperar um mês para fazer o resgate, o imposto será cobrado.


Quais são os custos para investir em Fundos Multimercados?


É preciso ter muita atenção às taxas cobradas. Afinal, se eles forem muito altas e o fundo obtiver um desempenho abaixo do esperado, seus resultados podem ficar comprometidos.


Taxa de administração


Essa taxa é bastante comum e você, provavelmente, vai vê-la em outros investimentos. Ela é cobrada para pagar as instituições responsáveis pela gestão, distribuição e administração dos fundos.


Taxa de performance


A incidência da taxa de performance é uma particularidade dos fundos de investimento. Ela não é cobrada sempre, mas apenas quando as aplicações superam alguns índices de referência do mercado financeiro.


Taxa de entrada ou saída


Como sugere o nome, a taxa de entrada ou saída é cobrada no momento de aplicar e/ou resgatar suas cotas e reaver seu dinheiro. Ela, normalmente, é cobrada quando existe um prazo estabelecido para o resgate das cotas. Por exemplo: devido a algum imprevisto, você não pode esperar todo esse tempo para pegar seu capital de volta e solicita o resgate antecipado.


Os investimentos em Fundos Multimercados têm a garantia do FGC?


Os fundos de investimentos não contam a com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. Contudo, eles não são afetados pela quebra de uma instituição financeira, já que o patrimônio deles não se misturam.


Quais são os Tipos de Fundos Multimercados?


A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) subdivide os fundos multimercados em 11 diferentes tipos (no nível 3), de acordo com a especialidade, a refletir os fatores de risco ou os mercados em que atuarão.


Na tabela abaixo temos a exibição dos três níveis de classificação de fundos.



Portanto quanto a Alocação, temos:


Balanceados


  • Risco: diversas classes de ativos (não há alavancagem)

  • Voltados para o longo prazo. Nessa estratégia, os fundos buscam investimentos diversificados e deslocamentos táticos entre inúmeros ativos, montando uma estratégia definida de rebalanceamento de curto prazo. Não obstante, esses fundos devem deixar claro o mix de ativos com o qual devem ser comparados, devendo ser determinado o percentual a ser aplicado em cada classe de ativo.

Dinâmicos

  • Risco: diveras classe de ativos (admitem alavancagem)

  • Buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos, incluindo cotas de fundos. Estes fundos possuem uma estratégia de asset allocation sem, contudo, estarem comprometidos com um mix pré-determinado de ativos. A política de alocação é flexível, reagindo às condições de mercado e ao horizonte de investimento. É permitida a aquisição de cotas de fundos que possuam exposição financeira superior a 100% do seu respectivo PL.


Os fundos de Estratégia dividem-se em:


Macro

  • Risco: diversas classes de ativos

  • Definem as estratégias de aplicação baseadas na antecipação de movimentos macroeconômicos que determinem os preços futuros dos ativos, seja este de juros, câmbio, moedas, renda fixa. Suas posições são direcionais e de longo prazo.


Trading


  • Risco: diversas classes de ativos

  • Esses fundos exploram oportunidades de ganhos originadas por movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.


Long & Short – Neutro


  • Risco: renda variável

  • Assim como no caso anterior, há também posições compradas e vendidas simultaneamente. A diferença aqui é que o objetivo é garantir exposição neutra ao mercado, ou seja, trata-se de uma operação mais cautelosa do que a especialidade anterior.


Long & Short – Direcional


  • Risco: renda variável

  • A estratégia nessa modalidade é montar posições compradas e vendidas simultaneamente. Por exemplo, o gestor compra ações de uma empresa subvalorizada (esperando que os preços subam); ao mesmo tempo, vende as ações de outra (o famoso “operar vendido”), cuja tendência de alta parece ter alcançado o limite, dando indícios de eminentes correções. A ideia é vender primeiro para comprá-las quando os preços caírem, gerando lucro em uma operação inversa (primeiro vende e depois compra).


Juros e moeda


  • Risco: diversas classes de ativos

  • Estratégia de longo prazo ligada ao investimento em ativos de renda fixa atrelados ao risco de juros, índice de preços e moeda estrangeira.


Livre


  • Risco: diversas classes de ativos

  • Fundos sem compromisso de concentração em alguma estratégia específica


Capital Protegido


  • Risco: diversas classes de ativos (não há alavancagem)

  • Embora busque rentabilidade, a atenção total dessa estratégia se conecta à proteção (hedge) total ou parcial do principal investido.


Estratégia específica


  • Risco: diversas classes de ativos

  • Focados no desenvolvimento de estratégias ligadas a riscos específicos, tais quais índices e commodities.


Como escolher o melhor Fundo Multimercado?


Para escolher um bom fundo multimercado para seus objetivos financeiros e adequado ao seu perfil de investidor, é preciso estar atento a alguns pontos:


Taxas de administração e performance


Assim como acontece em qualquer fundo de investimento, as taxas cobradas para remunerar o trabalho da equipe gestora têm um impacto considerável sobre a rentabilidade. É sempre bom lembrar que os resultados divulgados já são líquidos dessas despesas. Portanto, se o fundo vem entregando bons resultados, sua preocupação com este custo não precisa ser tão grande.


A taxa de administração é expressa na forma de uma porcentagem anual. Ela é provisionada diariamente, sendo descontada do valor das cotas. Em fundos multimercados, ela fica geralmente entre 1,5% e 2% ao ano. Valores muito maiores do que esses só se justificam se o gestor usar estratégias elaboradas e entregar resultados consistentes.


Também pode haver cobrança de taxa de performance, um pagamento feito quando a rentabilidade do fundo supera um indicador de referência, normalmente o CDI. É uma forma de incentivar os gestores a conseguirem um bom desempenho. Geralmente, o fundo fica com 20% dos rendimentos acima do índice usado como parâmetro.


Histórico do fundo


Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, como você deve saber. O fato de um fundo ter apresentado ótimos resultados não assegura que o comportamento vai se repetir nos próximos meses ou anos.


Analisar o histórico do fundo, entretanto, é uma maneira de avaliar se ele vem entregando resultados consistentes ao longo dos anos ou se apenas teve um bom momento recentemente. Também é um jeito de saber mais sobre a competência da equipe gestora e ver como a estratégia tem se saído.


Estratégia


Existem diversos tipos de estratégia possíveis para um fundo multimercado, algumas mais arriscadas que as outras. Fundos multimercados balanceados, por exemplo, usam uma estratégia de alocação de ativos bem definida, com rebalanceamentos constantes, e proíbem o uso de alavancagem. Por isso, costumam ser menos arriscados.


Já fundos multimercados dos tipos trading e long & short tentam explorar oscilações de curto prazo no preço de ativos, o que pode representar um risco maior.


Por isso, é importante ler os documentos do fundo, como o prospecto e o regulamento, e entender qual a estratégia empregada, bem como saber se ela está adequada ou não à finalidade que aquele investimento terá para você.


Liquidez


A liquidez de um fundo é o prazo que ele demora para devolver seu dinheiro. Esse tempo é expresso em D+X, sendo X o número de dias úteis.


O resgate ocorre em duas etapas:

  1. um primeiro prazo para a conversão da quantia de dinheiro solicitada em número de cotas;

  2. um segundo prazo para disponibilizar o dinheiro para você.

A liquidez dos fundos multimercados também varia muito. Há fundos que liberam o dinheiro em D+1, enquanto outros em D+30 ou D+45. Avalie este fator na hora de investir para não ser surpreendido no momento do resgate.


Alavancagem


Como dissemos, a alavancagem é um fator de risco nos fundos multimercados. A proibição ou permissão deste recurso vem descrita nos documentos do fundo de forma bastante explícita. Procure essa informação e veja se você está disposto a correr esses riscos.


Volatilidade


Expressa em um percentual, a volatilidade diz o quanto o retorno de um fundo pode desviar, para cima ou para baixo, da média de rentabilidade. Quanto maior for a volatilidade, mais os retornos “balançam” no curto prazo. Fundos com volatilidades maiores são mais recomendados para investimentos planejados para o longo prazo, pois, neste caso, há tempo para recuperar as quedas.


Os fundos multimercados não devem ser responsáveis por toda a sua carteira, que deve ser pautada na diversificação. O ideal é investir também um pouco em renda fixa, como forma de ter uma margem de segurança para imprevistos, e evitar uma exposição grande de todo seu patrimônio.


O que saber antes de aplicar em um Fundo Multimercado?


Ao aplicar em um fundo multimercado, você poderá visualizar todos os detalhes do fundo em pelo site da gestora ou pelo site de sua instituição.


Todo fundo ganha um número de CNPJ e é através dele que você pode obter os dados e detalhes do mesmo no site da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, portanto não deixe de registrar o número do CNPJ do seu fundo de investimento.


Abaixo um exemplo de lâmina de um Fundo Multimercado




A seguir uma breve explicação de cada uma das informações disponíveis para que você possa tomar um decisão consciente de investimento:


Prospecto


O prospecto de um fundo consiste em seus objetivos e estratégias. Você deve conferir um resumo do prospecto no site do fundo de investimento ou ter todos os detalhes clicando nas opções:

  • Material de divulgação

  • Informações complementares

  • Regulamento

Essa é a etapa mais importante na escolha de um fundo de investimento. Nunca invista sem saber no que está aplicando. Esse é um erro comum, que deve e pode ser evitado!


Nível de Risco


A maioria dos fundos multimercados são de ‘nível agressivo’, mas também é possível encontrar opções de ‘nível moderado’ e ‘nível conservador’. Esse nível indica o quanto de oscilação negativa o fundo de investimento pode ter a curto prazo.


Aplicação Inicial


Esse é o valor mínimo que você precisa ter para aplicar. Ele pode variar entre R$ 100,00 e R$ 50.000,00.


Movimentação mínima


Essa é a quantia mínima para fazer novos aportes ou resgates. Ela varia bastante de acordo com o fundo de investimento.


Histórico de rentabilidade


Todos os fundos multimercado tem como benchmark o CDI que é o índice de referência para a renda fixa. Ao ver mais detalhes em um fundo multimercado, você terá acesso ao histórico de rendimento de forma gráfica


Taxa de administração e de performance


O tempo que você economiza ao colocar seu investimento nas mãos dos gestores de um fundo tem um preço. Ele é representado pelas taxas de administração e de performance. Essa é a recompensa do gestor do fundo de investimento.


Isso é bom para o seu dinheiro, pois estimulará o gestor a apresentar resultados cada vez melhores para o seu dinheiro.


Alguns fundos não possuem a taxa de performance.


Liquidez


Nesta etapa, você deve avaliar a ‘Cota de Resgate’ e a ‘Liquidação de Resgate’. A cota do resgate é a quantidade de dias que leva para a sua posição ser revertida em cotas.


E a liquidação do resgate é a quantidade de dias necessários para as suas cotas serem transformadas em dinheiro na sua conta corrente.


Isso pode ser visto na seção ‘Períodos’.


Existem fundos de investimento multimercado que possuem liquidez diária (D+1) ou que levam 30 dias ou mais.


Vale a pena investir em Fundos Multimercados?


A resposta imediata para essa pergunta tende a ser: sim, investir em Fundos Multimercados pode valer a pena. Esse tipo de fundo conta com uma variedade dos títulos para conseguir boas rentabilidades e aumentar o ganho de seus cotistas.


Importante lembrar que toda escolha relacionada ao mundo dos investimentos depende do seu perfil e da sua estratégia.

Em resumo, o fundo multimercado é uma ótima opção para quem quer arriscar um pouco mais para ter uma rentabilidade maior.


Ao escolher esse tipo ou qualquer outro fundo de investimento, fique atento ao prospecto dele.


Neste documento, você saberá exatamente como é o comportamento do fundo multimercado, em outras palavras, como ele investirá e quais são suas metas de performance.


Outro item fundamental que deve ser avaliado é o histórico de rendimento. Esse histórico é apresentado em gráfico e mostrará qual foi a rentabilidade de cada mês desde o início do fundo multimercado.


Ele reflete com exatidão a oscilação e comportamento do fundo multimercado. Todavia, nunca se esqueça que rentabilidade passada não significa rentabilidade futura.


Então, se você quer diversificar os seus investimentos com maior performance sem precisar gastar seu tempo administrando o capital, a melhor opção é aplicar em um fundo multimercado.


Caso não esteja seguro com as informações disponibilizadas na documentação do fundo, consulte um especialista em investimentos.


Links úteis:

(2) Anbima

120 visualizações0 comentário
bottom of page