Propaganda-fluxo-de-caixa.png
  • Rodrigo Paiva

Conciliação bancária: por que ela é importante para os investidores?





A Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período. Um procedimento essencial para a saúde financeira do indivíduo e dos negócios!


Saber com exatidão qual é o saldo disponível permite a adequada tomada de decisão. Através dela conseguimos acompanhar dia a dia o saldo, e ao identificar sobras, aplicar os recursos, e no caso de saldos negativos providenciar o resgate de aplicações.


Muitas instituições financeiras oferecem a seus correntistas o chamado Cheque Especial, que é a possibilidade de manter a conta corrente com saldo negativo por um determinado período de tempo. Acontece que os juros e impostos cobrados para este empréstimo fácil são altíssimos e só perdem para as taxas cobradas pelo cartão de crédito. Portanto o uso do limite do cheque especial deve ser evitado a todo custo. Nos quadros abaixo você tem a verdadeira dimensão deste custo, que deve ser acrescido dos impostos.


Pessoa Física

Taxas cobradas de Pessoa Física, no período de 08/08 a 12/08/2022. Fonte: Banco Central do Brasil


Pessoa Jurídica

Taxas cobradas de Pessoa Jurídica, no período de 08/08 a 12/08/2022. Fonte: Banco Central do Brasil


Muitas vezes as pessoas ou empresas tem aplicações disponíveis em investimentos que deveriam ser utilizados para cobrir os saldos negativos. Portanto, se a conciliação não é feita diariamente, você pode estar perdendo dinheiro ao pagar taxas altíssimas enquanto o seu rendimento nas aplicações pode ser bastante inferior. Para você ter uma ideia, a poupança rendeu 0,69% ao mês em Julho de 2022.


Algumas instituições oferecem o chamado resgate automático, que dá a baixa em determinadas aplicações financeiras sempre que o saldo da conta vai para o negativo. Esta é uma excelente funcionalidade, mas infelizmente você conta nos dedos os bancos que oferecem este recurso.


Outro recurso importante para que você não perca dinheiro, e que também poucos bancos oferecem, é a aplicação automática do saldo positivo que fica na sua conta. Esta funcionalidade apareceu no Brasil com a introdução dos bancos digitais. (Clique aqui e veja o artigo sobre bancos digitais e descubra quais as instituições oferecem este recurso.)


Em todos os casos e mesmo com estes auxílios ofertados pelos bancos é essencial manter a conciliação diária da conta corrente para que você não seja surpreendido. Para aqueles que utilizam instituições, que não oferecem o resgate e aplicações automáticas, passa a ser essencial o uso da conciliação bancária, principalmente para quem usa o cheque especial.


Sistemas como o Finance possuem recursos de conciliação de extrato de conta corrente automatizado com a maioria dos bancos no Brasil:




Isto ajuda e muito a manter a saúde financeira do seu negócio ajustada e em dia com a realidade.


Clique aqui, para conhecer e experimentar o NEXT Finance, a próxima geração se sistemas de gestão financeira e experimente a conciliação automática com o seu banco preferido.


Caso queira utilizar uma versão que possa ser instalada em seu computador, clique aqui, e escolha a versão ideal para você fazer o download e instalar o sistema em seu microcomputador.


A sua saúde financeira vai agradecer e conte com a equipe da Paiva Piovesan para te auxiliar em demonstrações e esclarecimento de dúvidas.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo