top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Dicas de leitura para melhorar a sua relação com o dinheiro!



Hoje, na [2a.INVEST], indicamos alguns livros que te ajudarão a melhorar a sua relação com o dinheiro e a ter gentileza (o que vale para todas as relações)!


Pesquisa divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro mostrou que, em 2022, foram vendidos mais de 47 milhões de obras no Brasil. Apesar do número alto, em média, o brasileiro lê apenas cinco livros por ano. Então, resolvemos trazer aqui algumas sugestões, para te ajudar a ler mais.


Boa leitura!


1. A Psicologia Financeira - Morgan Housel


A forma como lidamos com o dinheiro ― finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios ― costuma ser explicada como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer.


A verdade, porém, é que grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho.


Além disso, cada decisão é um reflexo da história pessoal e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que a tomou.


Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do maior objetivo de todos nós: a felicidade.


Avaliação Amazon: 4,8 de 5


2. Previsivelmente irracional - Dan Ariely

Da lista de mais vendidos do The New York Times, Previsivelmente irracional fala sobre as forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas.


"Este livro é ao mesmo tempo profundo e fácil de ler. Uma leitura obrigatória!" – NASSIM NICHOLAS TALEB, autor de A lógica do cisne negro


"Dan Ariely é um dos cientistas sociais mais originais e interessantes que conheço. Suas pesquisas abrangem uma variedade incomumente ampla de temas e em cada uma delas ele fez descobertas inigualáveis." – DANIEL KAHNEMAN, autor de Rápido e devagar


Por que continuamos com dor de cabeça depois de tomar um remédio barato, mas a dor vai embora com uma medicação cara? Por que ostentamos em refeições luxuosas, mas queremos economizar vinte centavos em uma lata de ervilha?

Sempre acreditamos que nossas escolhas são inteligentes e racionais, mas Dan Ariely joga por terra essas crenças com revelações surpreendentes que mudam a forma como entendemos o comportamento humano.


Nesta edição revista e ampliada do sucesso internacional, ele apresenta experimentos curiosos e pesquisas inovadoras que têm implicações na nossa vida pessoal e profissional.


Diante de decisões como beber café e perder peso, comprar um carro e escolher um parceiro, nós constantemente pagamos a mais, subestimamos a situação e procrastinamos.


No entanto, nenhuma dessas atitudes equivocadas é aleatória ou sem sentido. Pelo contrário: elas são previsivelmente irracionais e Dan Ariely nos mostra como romper com esses padrões de pensamento e fazer melhores escolhas.


Avaliação Amazon: 4,7 de 5


3. Em busca de nós mesmos - Clóvis de Barros Filho

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?


Perguntas manjadas, é verdade. Mas quem nunca pensou nisso pelo menos uma vez na vida? O questionamento sobre nossa existência, origem e destino tem sido tema de profunda reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo de três mil anos e, mais recentemente, dos cientistas. As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar. As respostas não. Muito pelo contrário.


Filósofos e cientistas de todas as épocas e escolas têm se dedicado também a inquietações bem mais pessoais. O que devo fazer para viver melhor? O que acontece dentro de mim quando me apaixono? As respostas variam. E muito.


Em busca de nós mesmos é uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências) ― e instiga o leitor a chegar a suas próprias conclusões.


Clóvis e Calabrez aproximam a filosofia da ciência, revelando a complementaridade dessas visões. E aproximam ambas do leitor com um texto descontraído e acessível.


Avaliação Amazon: 4,7 de 5


E aqui vai uma recomendação de leitura para adultos e crianças com dicas de gentileza, lembrando que gentileza gera gentileza e ela pode ser muito útil para melhorar a nossa relação com o dinheiro:

4. O educado do Eduardo - Maíra Lot Micales

Ah, como Eduardo é querido! Todo mundo quer ser amigo dele. Todo adulto elogia esse garoto. O que será que ele tem de tão especial?


Descubra neste livro o poder da gentileza!


Da mesma autora de Cocô, Xixi e Pum, Maíra Lot Micales, com lindas ilustrações do artista Bruno Nunes, conheça a deliciosa história de um menino que encanta por sua educação e amizade.


Ele vai ganhar seu coração, seja você adulto ou criança. Ao final do livro, um guia de gentileza, assinado por Costanza Pascolato e com aparatos da psicóloga Patrícia Campos Ramos, vai ajudar pais e responsáveis a desenvolver nas crianças os valores da empatia e da boa convivência.


Avaliação Amazon: 5 de 5


E aí, já leu alguns desses livros? Deixe nos comentários!


Leia mais dos nossos posts:

125 visualizações0 comentário
bottom of page