top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Você sabe quem garante os seus investimentos? E quais contam com está garantia?


Fundo garantidor de crédito

No Brasil temos um importante instrumento para garantir a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional que trabalha para evitar uma crise bancária sistêmica.


O chamado Fundo Garantidor de Créditos (FGC) constitui-se em uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado do Brasil, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, permitindo recuperar, até um limite máximo determinado, os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de sua falência ou liquidação.


Para a manutenção do FGC, as instituições financeiras contribuem com uma porcentagem do valor dos depósitos. O FGC recolhe 0,01% do valor dos depósitos totais das empresas filiadas.


São os seguintes os instrumentos financeiros garantidos pelo FGC:


  • depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;

  • depósitos de poupança;

  • depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado; (CDB, RDB)

  • depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes a prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;

  • letras de câmbio (LC);

  • letras hipotecárias (LH);

  • letras de crédito imobiliário (LCI);

  • letras de crédito do agronegócio (LCA);

  • operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos, após 8 de março de 2012, por empresa ligada.


Qual é o valor máximo garantido?


O valor máximo de cada pessoa, física (CPF) ou jurídica (CNPJ), contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).


Portanto ao investir os seus recursos é importante saber que existe um limite por instituição e que apenas alguns tipos de investimento tem a proteção do FGC.


Felizmente no Brasil temos tido poucas falências e/ou liquidações de instituições financeiras. No ano passado foi apenas uma e este ano já tivemos um caso, conforme pode ser observado no quadro abaixo, onde temos a lista de todas as ocorrências desde 1996.



No censo referente a Junho de 2021 temos mais de R$ 3 ,232 trilhões em créditos garantidos pelo FGC, como pode ser observado no quadro abaixo:



Links úteis:


(1) Fundo Garantidor de Créditos: https://www.fgc.org.br/home



48 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page