top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Inovação para facilitar a gestão de seus investimentos

Atualizado: 15 de dez. de 2022




Nesta edição da [2a.INVEST] vamos demonstrar algumas das inovações que estamos desenvolvendo para que você possa administrar seus investimentos de uma forma completa, eficiente e rápida.


O NEXT Finance é a plataforma da Paiva Piovesan que permite a gestão de suas finanças com o controle de saldos de contas correntes, contas a pagar e a receber. Com poderosas ferramentas de análise de dados você consegue: simular o seu fluxo de caixa, analisar de onde vem e para onde vai o seu dinheiro e apura resultados financeiros, atividades típicas da gestão de tesouraria.


Neste último ano temos investido na criação de ferramentas que vão ajuda-lo a ir além e ter um controle detalhado de seus investimentos com integrações e análises que vão facilitar a gestão de investimentos e lhe ajudar na tomada de decisão.


Conceitos importantes


Alguns conceitos utilizados no sistema são importantes para que você possa usufruir de todo o potencial da ferramenta.


Ao registrar uma conta no sistema você decide, além do tipo de conta, a qual tipo de portfólio ela pertence.


Recomendamos as seguintes classificações para os seus portfólios:


  • Tesouraria: onde ficam registradas as contas correntes, contas caixa, cartões de crédito, contas investimento e empréstimos tomados ou realizados.


  • Renda Fixa: onde ficam registrados os investimentos em CDB, RDB, LCI, LCA, CRI, CRA, Debêntures, Poupança, Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa.


  • Renda Variável: onde ficam registrados os investimentos em Ações, BDR's, ETF's, Criptomoedas, Fundos de Ações, Fundos Imobiliários, Fundos Multimercado, Fundos de Infraestrutura, Fundos de Ações e Ouro.


  • Previdência: onde ficam registrados as aplicações em Fundos de Previdência, Planos de Previdência e FGTS.


Na imagem abaixo temos o exemplo de uma conta de investimento em ações da Petrobrás, com a indicação do Tipo de Conta, Tipo de Portfólio, Moeda (no Finance você pode controlar contas em várias moedas) e ainda, a indicação do código do ativo, bolsa onde é negociado e o Setor/Segmento da empresa.


Com a classificação por tipo de conta você já consegue avaliar onde está a concentração dos seus investimentos.



No exemplo acima temos que 10,46% dos recursos investidos estão aplicados em ações, outros 24,40% em CDB's e assim por diante. Esta panorâmica dos seus investimentos está disponível na tela inicial do sistema ou "dashboard".


No menu "Contas" do sistema, criamos uma opção de listar somente as contas de investimento, onde temos agrupados em um primeiro nível o portfólio e depois os tipos de contas, permitido que seja feita a análise agrupada por portfólio:



E depois, ao abrir a árvore, temos o detalhamento individualizado por tipo de conta:



Todas as transações no Finance ganham um classificação por Plano de Contas e opcionalmente por Centro de Custo (ou Centro de Resultado) permitindo que diversas análises possam ser construídas.


O sistema vem como uma sugestão de Plano de Contas sugerida para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas e você pode adaptar ou complementar de acordo com a sua necessidade. O uso de centro de custos deve ser utilizado de acordo com a sua necessidade: controle de mais de um imóvel, controle de várias unidades de negócio, como matriz e filial, ou ainda apurar custos com uma viagem ou evento.


Nota de Corretagem


Os investimentos em bolsa são realizados através de operações documentadas através da Nota de Corretagem. Implementamos um recurso que faz a leitura da nota de corretagem e registra a operação automaticamente no sistema.


Abaixo um exemplo de nota de corretagem do Banco Inter em uma operação de compra de ações da Petrobrás.


Utilizando o Menu "Integrações", depois "Importar Nota de Corretagem", você terá acesso a uma tela como a indicada na figura abaixo, onde fará a importação da mesma:



Antes da importação é feita a configuração das classificações a serem utilizadas nas transações, por plano de contas e centro de custo, de forma que fique tudo automatizado.


No exemplo da importação da Nota de Corretagem acima, o sistema fará o registro automático do débito da operação em sua conta corrente, conforme abaixo:


E o registro na conta de ações da PETR4 do crédito da compra, bem como das taxas cobradas na operação.


Neste mesmo momento, fica também registrado o preço médio de compra, que pode ser acessado através da opção PMC na lista de menu suspensa da tela da conta, conforme reproduzido abaixo:



Marcação a Mercado


Com o recurso de marcação a mercado o NEXT Finance faz a leitura do arquivo gerado pela B3 (bolsa de valores no Brasil) no formato do Excel e atualiza todas as suas contas de ativos com o valor praticado no mercado para investimentos do tipo: Ação, BDR, ETF, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto.


A importação é feita através do menu "Integrações" depois, "Atualizar Marçação a Mercado". Esta funcionalidade está em testes e deve estar disponível para os usuários do sistema a partir de dezembro/2022.


Na tela de configurações você configura as classificações a serem utilizadas para as transações no que diz respeito ao plano de contas e centro de custo.


Na figura abaixo temos um exemplo de marcação a mercado na conta da ação da Petrobrás (PETR4).

Usando o "Magic Button" temos a rentabilidade auferida no mês (botão com a varinha de condão).


Posição de Investimentos


Através do Menu "Análises e Relatórios" temos a opção "Bolsa" que gera a análise conforme figura abaixo, permitindo que você possa comparar o desempenho de seus investimentos em bolsa por setor e entre setores, onde você tenha feito aplicações.


O recurso permite a apuração de lucros e prejuízos em percentual e em valor e mostra a cotação em tempo real dos ativos utilizando API's de dados.


Rentabilidade


A apuração da rentabilidade de todos os investimentos registrados no sistema será feita através do menu "Análises e Relatórios", depois opção "Rentabilidade de Investimentos" Esta funcionalidade também está em fase de testes e deverá estar disponível para os usuários em dezembro/22.


O usuário poderá selecionar o período desejado e terá a rentabilidade mês a mês (obtida também via "magic button") e a acumulada no período. Abaixo temos uma amostra desta análise.



Sobre o NEXT Finance


O NEXT Finance permite que a sua gestão financeira seja feita de forma simples e eficiente!


Com o NEXT Finance, cuidar do seu dinheiro pode ser mais simples!


Links úteis:



Como ganhar com a marcação a mercado: https://andrebona.com.br/como-especular-no-tesouro-direto/







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page