Propaganda-fluxo-de-caixa.png
  • Rodrigo Paiva

Os melhores livros sobre investimentos, recomendados por especialistas

Atualizado: 14 de set. de 2021


Hoje na [2a.INVEST] fazemos uma compilação de resenhas dos principais livros recomendados pelos especialistas e corretoras para que você possa fazer os seus investimentos com mais segurança e conhecimento. Boa leitura!


1. O investidor inteligente – Benjamin Graham


Uma obra clássica quando se trata de livros de investimentos. O livro, escrito por Benjamin Graham, que foi lançado em 1949, sobreviveu até os dias de hoje e tem influenciado as decisões de investimento de muitos.


Na obra, Graham, um economista inglês muito influente da primeira metade do século XIX, trata sobre diversas filosofias e fundamentos necessários para se investir em renda variável de forma eficaz.


Leitura obrigatória para qualquer aspirante a investidor, O Investidor Inteligente foi considerado o melhor livro sobre investimentos por Warren Buffett, grande referência do mercado financeiro.

Em resumo, neste livro, o autor conta sobre a sua filosofia em relação aos investimentos. Além disso, também aponta conceitos econômicos primordiais.


Mas, a lição mais valiosa do livro talvez seja a sua visão de que existem três pilares para gerenciar investimentos:

  • Educação financeira;

  • Entendimento das dinâmicas de mercado;

  • Visão de longo prazo.

Quem indica:


”De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.” – Warren Buffett


“Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” — Fortune


“Um dos 10 livros que todo o investidor deveria ler.” — Revista Exame


“Neste livro, um best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, Benjamin Graham nos mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento de mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo. Essas são ferramentas fundamentais e de grande valia para quem deseja ter sucesso no mercado de ações.” — Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bovespa


Avaliação Amazon: 4.8 de 5

Avaliação Google: 4.7 de 5


2. Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier


George Soros e Warren Buffett começaram do zero e se tornaram bilionários, principalmente através de seus investimentos. O livro trata da dicotomia e, ao mesmo tempo, das semelhanças entre os dois investidores, que utilizam estratégias de investimento completamente diferentes ao longo dos anos.


Soros é comumente conhecido por suas apostas de curto prazo e extremamente alavancadas, enquanto Buffett possui um modelo mais conservador e pensa em investimentos de longo prazo.

Avaliação Amazon: 4.5 de 5


Livro on-line (248 páginas)


3. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason


George Clason, autor do clássico de finanças pessoais, O Homem Mais Rico da Babilônia, utiliza de parábolas da antiga Babilônia com o intuito de transmitir suas ideias sobre o valor do dinheiro e seu poder, práticas de economia e investimentos.



Avaliação Amazon: 4.9 de 5


4. Finanças comportamentais – Aquiles Mosca


Aquiles Mosca trabalha no livro a dinâmica do processo decisório humano, tratando principalmente das imperfeições humanas que levam as pessoas a tomarem escolhas bem diferentes daquelas previstas, normalmente, por modelos econômicos clássicos.


Além disso, o livro descreve os principais heurísticas que afetam o processo decisório humano, como por exemplo, o efeito manada, que é baseado no menor desconforto quando um erro decisório é compartilhado.


Ao fim deste livro, vai ficar claro como alguns comportamentos podem ajudar ou prejudicar investidores.


Avaliação Amazon: 4.6 de 5


5. Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran


Na obra, Aswath Damodaran, trata das ferramentas mais adequadas à compreensão da dinâmica de uma empresa, na mensuração de seu preço e do valor intrínseco de um negócio.


Esse livro é essencial para quem quer entender mais sobre como precificar empresas e calcular o valor justo por ações na bolsa de valores.


Avaliação Amazon: 4,5 de 5


6. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher


Philip Fisher foi um dos maiores idealizadores do "Value Investing", conhecido por muitos através das estratégias utilizadas pelos muito bem sucedidos investimentos realizados por Warren Buffett.


Originalmente publicado em 1958, este é um dos livros de investimentos mais apreciados de todos os tempos e nasceu da necessidade de Philip Fisher compilar e registrar seu método para escolher e aplicar em ações.


Ações comuns, lucros extraordinários é portanto um livro clássico quando se trata de investimentos. Fisher, nessa obra, trata das principais características que devem ser avaliadas em uma empresa na hora de realizar a análise fundamentalista, tratando dos aspectos qualitativos do processo de análise, bem como a diversificação de carteira e entrou aspectos importantes que constituem a tomada de decisão em investimentos em bolsa de valores.


O livro funciona como um guia mesmo para quem quer se dar bem investindo em ações. Obra obrigatória para quem tem perfil agressivo ou moderado!


Avaliação Amazon: 4,4 de 5


7. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther


Escrito por Max Gunther, o livro é composto por 12 axiomas que tem o propósito de responder quais diretrizes e princípios um especulador de mercado deve possuir antes de investir, baseado nas estratégias utilizadas por banqueiros de sucesso na Suíça.


A obra trata de aspectos amplos do mundo dos investimentos como risco, ganância, previsões, padrões, entre outros aspectos.


Avaliação Amazon: 4,7 de 5

8. Faça Fortuna com Ações: Antes que Seja Tarde – Décio Bazin


O livro descreve um método dedicado para investidores de longo prazo que realizam aportes frequentes.


Décio Bazin descreve, basicamente, uma estratégia de precificação de empresas baseada em uma análise muito criteriosa da política de dividendos de um negócio. Além disso descreve diretrizes essenciais para que um investidor tenha sucesso em suas decisões de longo prazo. Para isso utiliza da análise fundamentalista para explicar tais diretrizes. Baixo endividamento, evolução nas margens do negócio, diversificação entre setores perenes da economia são exemplos disso.


Avaliação Amazon: 4,6 de 5


9. Manias, Pânico e Crashes – Charles P. Kindleberger


A economia mundial vive um momento de tensões e oscilações nas bolsas. De certa forma, conhecer o lado mais obscuro das finanças e investimentos é essencial para quem realmente quer aprender a investir.




Avaliação Amazon: 4,6 de 5


10. Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki


Embora esteja na lista para iniciantes, Pai Rico, Pai Pobre é um dos maiores clássicos livros sobre investimentos. A obra escrita pelo empresário e investidor Robert Kiuosaki, fala sobre comportamento financeiro através de suas experiências pessoais


Primordialmente, é um livro simples e interessante. Assim, o autor mostra as diferenças fundamentais entre pessoas com uma mentalidade rica e uma mentalidade pobre.


Desse modo, a partir de suas próprias experiências, ele leva o leitor a refletir. E, principalmente, a desenvolver a inteligência financeira.


Avaliação Amazon: 4.9 de 5


11. Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker


Outro ótimo livro sobre investimentos para iniciantes é O Segredo da Mente Milionária, escrito pelo T. Harv Eker.


O livro mostra meios de quebrar a mentalidade destrutiva que faz com que as pessoas não ganhem dinheiro.


Além disso, também traz comportamentos e exemplos de pessoas bem-sucedidas para inspirar o leitor. O autor mostra 17 diferenças entre a forma de pensar dos milionários e das pessoas medianas.


Ao ler, você vai aprender como as pessoas bem-sucedidas lidam com dinheiro, vida e negócios. São ideias que ajudam a rever os seus conceitos e a iniciar com o pé direito.


Avaliação Amazon: 4.8 de 5


12. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi


Em Casais Inteligente Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi fala sobre finanças e relação conjugal. Afinal, quantos casais você já viu brigar por conta de dinheiro?


Pois é, esse é um tema muito importante e por isso esse livro é extremamente recomendável para quem constrói patrimônio a dois.


Quando bem alinhados, um casal pode multiplicar suas riquezas e diminuir a pobreza.


Avaliação Amazon: 4.8 de 5


13. Investimentos Inteligentes - Gustavo Cerbasi


Também do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, Investimentos Inteligentes vai direto ao ponto. Ideal para quem quer diminuir os erros na hora de aplicar seu dinheiro!


Ele ensina como investir e quais são os fatores a serem levados em conta na hora de escolher um investimento.


E tudo é explicado detalhe por detalhe neste livro sobre investimentos. O que fazer, o que não fazer, quais os maiores erros que investidores inexperientes cometem e por aí vai.


Avaliação Amazon: 4.8 de 5


14. Interpretação das Demonstrações Financeiras - Benjamin Graham


Um livro para obter conhecimentos mais técnicos sobre investimentos.


Interpretação das Demonstrações Financeiras, de Benjamin Graham, vai um pouco mais a fundo. Por isso, é recomendado para quem já está minimamente familiarizado com o tema.


Ele é ideal para quem investe em ações. Afinal, detalha como é feita a contabilidade e os balanços das empresas.


Assim fica mais fácil escolher em quais empresas aplicar o seu dinheiro, não é mesmo?


Avaliação Amazon: 4.4 de 5


15. Os Ensaios de Warren Buffett - Warren Buffett


Este é um clássico que todo investidor apaixonado pelo mercado financeiro deve ler. Afinal, nada melhor do que aprender com quem entende tudo sobre o assunto, não é mesmo?


Warren Buffett é considerado um grande mestre e, no caso, este livro sobre investimentos é como sua bíblia.


A obra fala sobre tudo que envolve investimento em ações. Para o autor, se você quer investir na Bolsa, tem que entender que está se tornando sócio de negócios.


Dessa forma, precisa entender sobre negócios. Ações ordinárias, fusões e aquisições, finanças corporativas, etc., são muitos os temas abordados por Buffett.


Avaliação Amazon: 4.7 de 5


16. Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman


Kahneman ganhou nada mais, nada menos, que um prêmio Nobel em economia.


Em seu livro Rápido e Devagar, ele fala sobre um fator fundamental de qualquer investimento: o risco.


Em uma análise brilhante, o autor mostra como funciona o ser humano em relação a tomada de decisões. E como é o impacto das notícias ruins sobre nós.


Afinal, bolsa de valores tem tudo a ver com comportamento humano. Ela oscila de acordo com nossas expectativas e, para se dar bem nesse negócio, você precisa conhecer as reações das pessoas.


Avaliação Amazon: 4,7 de 5


E aí, já leu alguns desses livros? Deixe nos comentários!


Leia mais dos nossos posts

• Carro é investimento? Um comparativo entre comprar e alugar

• Onde investir em setembro/2021

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo