top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

O melhor software de gestão financeira e investimentos integrado aos bancos no Brasil

Atualizado: 18 de jul. de 2022






Nesta edição da [2a. INVEST], vamos contar a história do Finance, o software de gestão financeira da Paiva Piovesan, lançado em 1994 e que completa 28 anos em julho deste ano.


O lançamento aconteceu em São Paulo durante a Fenasoft, naquela que foi a maior feira de informática que o Brasil já teve e que reunia um público de um milhão de visitantes.


Já no lançamento, o software surpreendeu ao trabalhar em ambiente de Janelas (Windows) o que permitia elevada produtividade. Fomos pioneiros ao lançar o primeiro software de gestão financeira com funcionamento no ambiente Windows do Brasil.


Ao longo de sua história o software foi ganhando recursos inovadores, como a integração com os bancos em 1996, quando também saiu na frente ao promover a integração com o "Internet Banking" dos bancos brasileiros. A primeira integração aconteceu em parceria com o Bradesco, o primeiro banco do Brasil a disponibilizar o "Internet Banking" e permitia obter o extrato de forma on-line.


Em dezembro de 1997, foi lançado, no Museu de Arte da Pampulha, a versão 98 do Finance, que acabou por vencer a Microsoft com o Money e a Intuit com o Quicken. A Revista Info Exame escolheu o Finance 98 como "Editor's choice". Foi a primeira vez que um software brasileiro vencia os concorrentes produzidos pelos maiores fabricantes do mundo.


A Paiva Piovesan além de inovar em tecnologia sempre procurou divulgar a cultura e as artes da sua cidade sede, Belo Horizonte. Depois do Museu de Artes da Pampulha, tivemos eventos no Automóvel Clube em 1998 (Finance 2000), no Jockey Clube de Belo Horizonte em 1999 (Finance 2001), Cine Ponteio em 2002 (Finance 2002) e no Museu de Artes e Ofícios em 2003 (Finance 2004).


10 Anos


Ao completar 10 anos, em 1994, o software já estava consolidado e havia se integrado a outros sistemas da Paiva Piovesan e fazia parte do Company (ERP), como módulo financeiro, funcionando integrado ao Business, o módulo de gestão do negócio e ao Accounting, o módulo de contabilidade.


Nesta comemoração o software era entregue aos clientes em uma embalagem de joia com o CD para instalação do software. Nesta oportunidade firmamos parceria com o Itaú Cultural, que nos permitiu reproduzir o dobrão de ouro que faz parte da sua coleção e foi reproduzido como o pino quem segurava o CD na embalagem (veja o pino dourado na imagem acima). O dobrão também foi utilizado na capa da embalagem do CD, conforme imagem abaixo.





15 anos na Casa do Baile


Ao completar 15 anos o software já havia sido escolhido como o melhor sistema de gestão financeira no Brasil e fizemos um evento comemorativo na Casa do Baile onde incluímos uma exposição com o histórico de versões e a evolução das embalagens e forma de distribuição do software, que começou com disquetes de 3 1/2", passando pelo CD e que naquela época chegava ao "pen-drive".



NEXT Finance


Com o avanço da Internet, seja na velocidade e na sua disponibilidade para o usuário e empresas, tivemos uma revolução na distribuição e lançamento de softwares, que passaram a ser entregues de forma instantânea para o usuário. Feiras, embalagens e meios de distribuição viraram coisas do passado e as atualizações e evoluções dos sistemas acontecem de forma imediata e on-line. Os softwares passaram a ser comercializados através de uma assinatura.


A versão atual do sistema, o NEXT Finance, funciona na nuvem, não requer instalação e pode ser acessada a partir de vários dispositivos (incluindo os "smartphones") e em diversos sistemas operacionais.


Com o Finance é possível fazer a gestão completa de suas finanças, incluindo contas em qualquer moeda (o código SWIFT entra aqui para permitir transferências internacionais) existente e todas as modalidades de investimentos. Desta forma é possível ter um painel de controle financeiro que demonstra sua capacidade financeira, conforme simulação na figura abaixo.




Conheça alguns dos destaques:


  • Todas as suas contas em um só lugar: controle suas contas correntes, contas a pagar, contas a receber, contas caixa, investimentos, empréstimos, cartões de créditos, previdência, contas em outros países e o que mais precisar.

  • Analise seu Fluxo de Caixa e relatórios gerenciais: faça análises estratégicas e objetivas das suas transações, facilitando a tomada de decisão; simule cenários e acompanhe os resultados em tempo real.

  • Controle de Investimentos: acompanhe todos os tipos de Investimentos: Ações, Poupança, Fundos, CDB, Tesouro Direto, Criptomoedas, Previdência Privada, FGTS e outros.

  • Gerencia várias empresas e pessoas: gerencie as finanças de vários correntistas, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Um dos pontos fortes do Finance é a integração com os principais bancos do país e que permitem ganho de produtividade, como a conciliação de extratos de contas correntes.



Outras integrações bancarias, como a geração de PIX, geração de arquivo de pagamento, geração e conciliação de boletas também já estão disponíveis para alguns bancos.


Para os investidores temos já disponível o "Magic button" que calcula a rentabilidade real do seu investimento no mês.


E como a Paiva Piovesan não para de inovar, estão previstos para entrar no ar ainda este ano novos recursos que facilitam o controle de investimentos, como a importação de notas de corretagem, atualização automática de cotação de investimentos em ações, ETF's, BDR's e Fundos de Investimento Imobiliário e novas análises de investimentos.


E para você, que leu o artigo até o final, criamos um código especial que dá direito a 15% de desconto na assinatura do NEXT Finance: MELHORFINANCE. Este código é válido até o dia 31/07/2022.


Para conhecer o software e testá-lo gratuitamente por 30 dias, acesse: www.nextfinance.com.br


O NEXT Finance é compatível com os seguintes bancos no Brasil: Banco do Brasil; Bradesco; Caixa, Itaú, Banco Original; Sicob; Santander; Banco Inter; BS2; Banrisul; Sicred.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page