top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Os influenciadores digitas e os investimentos: conheça os Top 10!






A [2a.INVEST] de hoje tem informações importantes sobre aonde, como e com quem o brasileiro está procurando informações sobre investimentos.


Observa-se um aumento significativo no interesse pelo tema dos investimentos nos últimos anos. Segundo a B3, a bolsa brasileira, o número de pessoas físicas na Bolsa saltou de 700 mil em 2018 para 4,4 milhões agora em junho de 2022. Este aumento também tem como explicação a queda da Selic que chegou a 2% a.a. e que levou mais pessoas a correr riscos na Bolsa. Agora, que a SELIC retornou aos 13,75% a.a., podemos observar que o interesse por alternativas de investimentos foi mantido.


O estudo da ANBIMA denominado FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, em sua terceira edição, confirmou o protagonismo dos influenciadores digitais na difusão da educação financeira no Brasil, algo que nos é muito caro e já deveria ser uma disciplina no currículo regular das escolas brasileiras.


No estudo foram identificados 255 influenciadores digitas voltados à temática financeira com um alcance de 94,1 milhões de seguidores. Lembramos aqui que o número de seguidores não representa o número de pessoas atingidas, já que uma mesma pessoa pode seguir várias outras.



Conforme pode ser observado na imagem abaixo, o Twitter segue imbatível na preferência dos influenciadores e responde por dois terços das publicações (foi assim nas duas edições anteriores do estudo, na imagem em cinza, o primeiro estudo, em amarelo o segundo e em verde o terceiro).



No quesito engajamento, houve crescimento nas quatro principais mídias sociais, com o YouTube mantendo com folga a liderança. O estudo identificou ainda que os "influencers" também ampliaram o escopo e passaram também a mirar audiências mais jovens, com 74 dos 255 influenciadores com presença também na rede do TikTok.


O estudo criou ainda uma metodologia que considera o número de seguidores, engajamento, frequência de postagens e propriedade na abordagem dos temas e gerou um ranking dos 10 principais influenciadores digitais, obtendo o resultado abaixo:



O primeiro lugar ficou com Charles Mendlowicz, 45, que em 2019 criou o canal do Youtube, Economista Sincero. Formado em economia pela UERJ, seu canal tem um público formado por pessoas com uma faixa etária parecida com a do autor. Segundo ele, por não terem tido a oportunidade de acesso a educação financeira quando mais jovens, somente agora descobrem outras possibilidades de investimentos.


Aqui na [2a.INVEST], temos apresentado todas estas possibilidades de investimentos e como elas se tornaram mais acessíveis, principalmente depois do advento da Internet e dos bancos digitais.


O sucesso nos investimentos depende de conhecimento e controle! A Paiva Piovesan tem uma solução de gestão financeira que está incorporando diversas ferramentas de gestão de investimentos, o NEXT Finance, que vai facilitar a sua vida e proporcionar o seu sucesso com eles. Já estão disponíveis: conciliação de extrato de conta corrente; importação de notas de corretagem; análise de investimentos em Bolsa (Ação, ETF, BDR e FII) e tem mais por vir.

Links úteis: para baixar o relatório completo da ANBIMA utilize este link: Finfluence III.





113 visualizações0 comentário
bottom of page