top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Perfil do investidor: você é conservador, moderado ou arrojado?

Atualizado: 22 de fev. de 2022


Cada investidor tem um perfil determinado a partir do seu apetite ou aversão a riscos financeiros. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

A Mônica, a mascote da Paiva Piovesan, postou recentemente sobre risco:



Quem já buscou por algum tipo de investimento ou produto específico já se deparou com o termo perfil de investidor. Mas, afinal, o que ele representa? Todas as pessoas possuem um perfil de investidor? Quais são eles?

A escolha de um produto de investimento precisa partir da definição do seu perfil. É o que chamamos de "suitability". Em linhas gerais, é um questionário no qual você dá ao banco ou corretora informações como idade, disponibilidade de tempo para aplicação, finalidade do investimento e tolerância ao risco. Com isso em mãos, a instituição financeira avalia a sua tolerância ao risco e pode oferecer produtos mais adequados para o seu perfil.

O que é perfil de investidor?


O perfil do investidor é portanto, uma classificação que cada investidor ou pessoa que aplica seu dinheiro em um produto de investimento recebe, ligada ao risco que está disposta a assumir com suas aplicações.

Essa classificação de perfil é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por regulamentar todo o universo de investimentos, aplicações financeiras, instituições envolvidas e a bolsa de valores, entre outras coisas.

Na instrução de número 539, a CVM fala sobre a necessidade de as instituições financeiras oferecerem aos seus clientes os produtos de investimento adequados aos seus perfis.

Por isso, a grande maioria das instituições financeiras que oferecem produtos de investimento, principalmente corretoras de valores, fazem com seus clientes uma análise de perfil de investidor (API).

Como é a análise do perfil de investidor?


Nada mais do que um questionário que deve ser respondido. É, na prática, uma avaliação que busca entender quais riscos o cliente está disposto a assumir ao fazer determinado investimento.

Com base no resultado, a instituição indicará quais são os produtos mais adequados para o cliente.

É importante dizer que o perfil de investidor não é imutável – ou seja: os investidores podem mudar de perfil ao longo do tempo, principalmente quando começam a ganhar mais prática ao investir, conhecimento de como funciona o mercado financeiro e conforto com risco.

Quais são os perfis de investidor?


A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define que existem três grandes tipos de perfil do investidor: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo). Esses são os três principais perfis com que trabalham as instituições financeiras.

Conservador



Como o próprio nome sugere, o investidor de perfil conservador têm maior aversão ao risco – isto é, preferem investir seu dinheiro em produtos que apresentem nenhum ou baixo risco. No geral, podemos dizer que o investidor conservador busca receber ganhos reais com o menor risco possível, mesmo que para isso tenha que abrir mão de certa rentabilidade.

Neste sentido, os investimentos de Renda Fixa são os que têm maior afinidade com o perfil conservador – afinal, os riscos apresentados são baixos e existe a “garantia” de uma renda mensal. CDBs, títulos públicos e fundos de renda fixa são alguns dos produtos de investimento preferidos dessa categoria.

Os investidores desta categoria tendem a investir em investimentos que tenham elevada liquidez e que tenham a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Uma questão importante de se lembrar é que todo investimento tem o seu grau de risco.

Moderado



Podemos dizer que o investidor de perfil moderado corre um risco médio em suas aplicações – ele está disposto a assumir riscos um pouco maiores para ter uma rentabilidade também maior; mas, ao mesmo tempo, não abre mão de certa segurança. Por isso, ele investe tanto em renda fixa, mais segura, quanto em outras opções, como fundos multimercados (de médio risco) e até ações.

Em outras palavras, ele não é completamente avesso ao risco e aceita assumir parte dele para ganhar mais, mas também se preocupa com sua segurança. Geralmente, os moderados são investidores que já têm maior conhecimento de como funciona o mercado financeiro.

É um investidor que pode deixar o seu dinheiro por um prazo mais longo (menor liquidez) para obter ganhos maiores (maior rentabilidade).

Arrojado (ou agressivo)



Investidores arrojados estão dispostos a correr riscos para ter maior rentabilidade – e até perder parte de seu patrimônio em nome disso. Em uma carteira de investimentos, a maior parte de suas aplicações está em produtos de renda variável – ações, fundos de ações, opções, entre outros.

Uma característica muito importante que investidores agressivos devem ter é inteligência emocional para lidar com possíveis perdas financeiras – além, claro, de economias ou fontes de renda para lidar com essas situações. Normalmente, se tornam investidores de perfil arrojado aqueles que já têm conhecimento do mercado financeiro e um patrimônio maior, exatamente por conta dessas possíveis perdas.

O investidor arrojado conhece os riscos, sabe que as perdas podem acontecer da mesma forma que os ganhos. Veja o mercado de Bitcoins, rentabilidades enormes e também perdas grandiosas, dependendo de quando se entra ou sai do mercado. Eis aí o grande desafio: entrar na baixa e sair na alta. Isto exige muita estratégia, conhecimento e, às vezes, sorte.

Carteira de Investimentos

É de acordo com o seu perfil de investidor que bancos e corretoras montam estratégias de alocação de seus recursos pelos diversos tipos de alternativas existentes no mercado financeiro.

Abaixo temos um sugestão de investimentos feita pela corretora XP, baseada nos perfis discutidos acima e ainda acrescido de uma estratégia, válida para o mês de Maio/2021:


Questionário de pesquisa

A seguir temos um exemplo de questionário que ajuda a identificar o seu perfil de investidor:



Links úteis:






244 visualizações0 comentário
bottom of page