• Paiva Piovesan

Por que você deve planejar e controlar as finanças?

Atualizado: 20 de Ago de 2020



O dinheiro está presente na vida de todos nós, mas apenas um terço da população mundial o utiliza de maneira consciente e planejada.


Você sabia que, em um levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil ocupa o 27º lugar em educação financeira, entre 30 países? O Brasil só supera Croácia, Bielorrússia e Polônia, ficando atrás de Lituânia, Tailândia e Turquia, países que ocupam apenas a 87ª, 25ª e 17ª posição no ranking das maiores economias do mundo, respectivamente.


A pesquisa, respondida por 51.650 pessoas, sendo 1.974 delas no Brasil, leva em conta conceitos divididos em três pilares: conhecimento, comportamento e atitude. O país não foi bem em nenhum deles.


De acordo com a OCDE, Educação Financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas”. Ou seja, a educação financeira permite que as pessoas tomem melhores decisões quanto ao seu dinheiro.


A falta de educação financeira desencadeia diversos outros problemas, como: