top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Por que você deve planejar e controlar as finanças?

Atualizado: 20 de ago. de 2020



O dinheiro está presente na vida de todos nós, mas apenas um terço da população mundial o utiliza de maneira consciente e planejada.


Você sabia que, em um levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil ocupa o 27º lugar em educação financeira, entre 30 países? O Brasil só supera Croácia, Bielorrússia e Polônia, ficando atrás de Lituânia, Tailândia e Turquia, países que ocupam apenas a 87ª, 25ª e 17ª posição no ranking das maiores economias do mundo, respectivamente.


A pesquisa, respondida por 51.650 pessoas, sendo 1.974 delas no Brasil, leva em conta conceitos divididos em três pilares: conhecimento, comportamento e atitude. O país não foi bem em nenhum deles.


De acordo com a OCDE, Educação Financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas”. Ou seja, a educação financeira permite que as pessoas tomem melhores decisões quanto ao seu dinheiro.


A falta de educação financeira desencadeia diversos outros problemas, como:


Socioeconômicos: a inadimplência gerada pelo descontrole financeiro causa transtornos na sociedade e economia.

Na saúde: problemas financeiros geram estresse, depressão, ansiedade e outras doenças.

No trabalho: preocupações com o dinheiro podem reduzir a produtividade, aumentar a taxa de absenteísmo (faltas e atrasos) e a incidência de fraudes.

Na família: conflitos na família são amplificados, quando há problemas financeiros, um dos principais motivos de separação de casais.

Na educação: muitos jovens e adultos abandonam os estudos por problemas financeiros, por não terem o dinheiro necessário para os investimentos na educação ou por precisarem se dedicar a uma atividade remunerada.



Para os negócios, o cenário não é muito diferente. Diversas pesquisas apontam que a falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos para o encerramento das atividades das empresas, junto às falhas na gestão empresarial e o comportamento do empreendedor.


Muito dinheiro é perdido ou desperdiçado, pela ausência de um bom planejamento e controle financeiro, tanto por pessoas físicas (em seu controle pessoal), quanto por empresas e instituições, principalmente aquelas de menor porte e menos estruturadas.


O planejamento e controle financeiro permite antever situações de dificuldades, possibilitando a busca por opções mais baratas (ou menos caras) de crédito, por exemplo. Ou ainda, facilita a identificação de quantias disponíveis para investimentos, o que gera melhores resultados.


E como anda o seu planejamento financeiro?


A Paiva Piovesan pode te ajudar! Há mais de 29 anos, desenvolvemos soluções para a gestão e o planejamento financeiro, atendendo mais de 15 mil clientes no Brasil e no mundo.


45 visualizações0 comentário
bottom of page