top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Estratégia de investimento: qual é a carteira recomendada para o seu perfil de investidor?




Hoje a [2a. INVEST] comenta sobre estratégias de investimento que são as carteiras recomendadas pelas corretoras e bancos de investimentos para alocação de seus investimentos.


Aonde, quando e quanto investir dependem muito do seu perfil de investidor que é determinado a partir do seu apetite ou aversão a riscos financeiros. Além disto deve-se levar em conta o prazo que os recursos estarão disponíveis para investimento e a liquidez dos investimentos selecionados.


Conforme visto no artigo "Você é conservador, moderado ou arrojado?" o seu perfil pode ser descoberto a partir de um teste chamado de análise de perfil de investidor (API).


Carteira de Investimentos

Baseado no seu perfil de investidor os bancos e corretoras montam estratégias de alocação de seus recursos pelas diversas alternativas de investimentos existentes no mercado financeiro.

Abaixo temos um sugestão de investimentos feita pela corretora XP, baseada nos perfis básicos da Anbima (Conservador, Moderado e Arrojado) acrescidos de uma estratégia, válida para o mês de Maio/2021:


No gráfico abaixo já temos uma nova distribuição dos percentuais de alocação para a Carteira Arrojado (Destemido), agora em Fev/2022 pela mesma corretora XP:


Agora, mostramos a evolução histórica da Alocação da Carteira Arrojado (Destemido) pela XP:



Como pode ser observado, o percentual de alocação dos recursos muda ao longo do tempo.


A seguir apresentamos a sugestão de estratégia do Banco Inter para Fevereiro/2022:



Agora, a sugestão do Banco BTG também em Fevereiro/2022:


Como pode ser observado cada corretora e/ou banco definem estratégias que acrescentam mais risco e por consequência rentabilidade dependendo do apetite do investidor aos riscos.


A Paiva Piovesan divulga mensalmente as estratégias dos principais bancos e corretoras do Brasil através da sua série [FINANCE STRATEGY], o último episódio está aqui: "Onde investir em Fevereiro/2022"


Acompanhe nosso Blog e saiba como investir nas mais diversas alternativas disponíveis no mercado e tenha sucesso com as suas finanças.


Como os seus recursos estão alocados hoje? Você tem uma ferramenta que te ajuda nesta análise?


Links úteis:




3. Sistema de gestão financeira: www.nextfinance.com.br



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page