top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Ações: Quer ficar sócio das maiores empresas no Brasil?

Atualizado: 17 de set. de 2021


Nesta edição vamos falar em investimento em ações, um investimento que envolve riscos e deve ser feito com parcimônia e conhecimento. O investimento em ação é um investimento em renda variável.


O que é ação?

Ação é uma parte do capital social de uma empresa listada na Bolsa de Valores, no Brasil a B3. Ao comprar uma ação, você se torna sócio de uma empresa e ganha com sua valorização e/ou distribuição dos lucros entre os acionistas.


Quais são os tipos de ações?

Existem dois tipos principais de ações negociadas na Bolsa:

Ações preferenciais

As ações preferenciais, representadas pela sigla PN, dão o direito de receber dividendos da empresa com prioridade, mas não fornecem direito a voto.

Ações ordinárias

As ações ordinárias, representadas pela sigla ON, dá ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o de receber, de forma não preferencial, dividendos da empresa.

Como é construído o código das ações?

As ações são negociadas através de códigos. As letras e os números podem mudar totalmente o significado dos códigos das ações. Cada um deles representa uma ação diferente e podem mudar, dependendo do tipo do mercado em que estão inseridos. A seguir apresentamos a nomenclatura válida para o mercado à vista.

Letras


As letras fazem referência às empresas emissoras da ação, como PETR4 (da Petrobras) ou BBDC4 (de Bradesco).

Números


Os números indicam o tipo de papel que ele representa, como ações ordinárias, preferenciais, com direito a subscrição, entre outros. Confira os principais:


Existem outros códigos válidos para o mercado de opções, para o mercado fracionário e para o mercado a termo que não vamos entrar em detalhes neste artigo.



Variação da ação da Petrobras PETR4 nos últimos 5 anos.

Como investir em ações?

Apresentamos abaixo os passos necessários para investir em ações:

1. Escolha a sua Corretora. As negociações na bolsa são intermediadas por corretoras, assim, o primeiro passo para começar a investir é escolher uma corretora de valores. Você pode escolher uma corretora associada ao seu banco ou corretoras independentes.


Aqui temos um ranking das melhores corretoras segundo a Info Money: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/as-3-melhores-corretoras-do-pais-segundo-investidores/

2. Aprenda a usar o Home Broker oferecido pelo seu banco ou corretora.

O home broker é uma plataforma online que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros de forma ágil e simples. É o sistema que conecta cliente, corretora e Bolsa de Valores.

Cada instituição financeira tem seu próprio home broker com ferramentas para que o investidor faça suas aplicações de casa por meio de um celular ou tablet, por exemplo. O objetivo é facilitar e agilizar as operações.

Em geral, as principais funções do home broker incluem comprar e vender ativos, acompanhar cotações em tempo real e ter acesso a sua carteira e extrato.

A principal vantagem de usar o home broker é a comodidade de ter todo o sistema de operação de seus investimentos na palma da sua mão quando e onde quiser.

Aqui temos um ranking dos melhores home brokers segundo a Info Money: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/melhores-home-brokers/


3. Escolha as ações que deseja adquirir.

Cada ação é precificada conforme as expectativas dos investidores quantos aos seguintes fatores:

  • Cenário interno: política e economia

  • Cenário externo: tensões entre países, dados econômicos internacionais, relações do Brasil com outras nações e fluxo de capital estrangeiro no país

  • Empresa: resultados do período, grau de endividamento e posicionamento no setor

  • Setor de atuação: desenvolvimento da área e nível de perenidade

Por isso, diariamente, as ações podem subir ou cair. É aí que surgem as oportunidades para investir na bolsa de valores.

Assim, você deve acompanhar os preços dos ativos desejados e entrar no momento que julgar apropriado.

4. Faça a sua oferta! Informe a quantidade e o valor que deseja pagar por cada ação. Se o seu valor for aceito a compra será realizada e você receberá uma nota de corretagem com os detalhes da compra.

5. Acompanhe o mercado.

6. Tenha disciplina!


Qual o valor necessário para começar a investir na Bolsa de Valores?

Não existe limite mínimo de dinheiro para operar na Bolsa. Você pode começar a fazer os seus investimentos financeiros com qualquer valor que permita a aquisição de pelo menos uma ação.


Porque investir na Bolsa de Valores?

Fazer investimentos financeiros pode acelerar a concretização dos seus maiores objetivos, como fazer uma viagem de férias, comprar um imóvel ou se aposentar.

Veja algumas vantagens desse mercado:

  • Alta liquidez (você pode entrar e sair do mercado em segundos)

  • Possibilidade de fazer o seu dinheiro render em qualquer prazo

  • Diversificação de investimentos

  • Se tornar sócio de grandes companhias, como o Magazine Luiza, Vale e Banco Itaú

  • Receber rendimentos através de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP)

No longo prazo o rendimento em ações tende a ser superior ao rendimento em aplicações baseadas no CDI e na poupança. Isto é verdade para quem aplicou algum valor a cinco anos atrás (gráfico 1), mas isto não é verdade para quem aplicou a mais de dez anos (gráfico 2). Portanto o investimento em ações deve ser feito com todo o cuidado e com o conhecimento da empresa que você vai estar se associando.


Gráfico 1

Gráfico 2

Conheça o seu perfil de investidor

Antes de fazer os seus investimentos financeiros na bolsa de valores recomendamos que faça o teste do perfil de investidor. Ele determina o grau de risco que você pode suportar e os ativos indicados para a sua carteira. Muitos bancos e corretoras têm uma ferramenta que te indica o seu perfil.

Investir em ações costuma ser recomendado para investidores moderados e arrojados, pois os riscos são altos.

Caso você se enquadre neste perfil é só seguir em frente. Do contrário, o ideal é concentrar os seus investimentos financeiros na renda fixa.


Como ter sucesso na Bolsa?

Você já deve ter ouvido muitas histórias sobre pessoas que ficaram milionárias na bolsa, entretanto não existe uma estratégia infalível e não existe uma fórmula mágica no mundo dos investimentos financeiros, nunca se deixe enganar.

Os segredos dos grandes investidores são: tempo, paciência, ter uma estratégia e investir continuamente.

Perceba que se você investir em bons ativos, a tendência é que eles se valorizem com o passar dos anos.

Quais são os custos para a aplicação em Bolsa de Valores?

Os custos dos investimentos financeiros na bolsa de valores se resumem em corretagem (cobrada a cada compra ou venda), emolumentos da Bolsa de Valores e a taxa de custódia (que pode ser cobrada dependendo do intermediador que escolher).

Procure uma corretora que tenha taxa de custódia e corretagem zero.

Quais são os ganhos com ações?

Além da valorização da ação você pode obter ganhos com a distribuição de lucros da empresa que pode ser feito na forma de dividendos e/ou com o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP), este último considerado uma despesa para a empresa.

No Brasil, de acordo com a Lei de Sociedades por Ações (6.4040/76), toda empresa de capital aberto, ou seja, que tenha ações na bolsa de valores, deve distribuir aos seus acionistas no mínimo 25% de seu lucro líquido por meio de dividendos ou juros sobre capital próprio.

Na prática, isso quer dizer que, ao comprar uma ação, o investidor está se tornando proprietário de uma parte da empresa e, como tal, tem direito a participar dos lucros.

Então, paralelamente à valorização da ação, o investidor também recebe este percentual. Ele é depositado em conta e pode ser utilizado para comprar mais ações, seja da mesma empresa ou não. E pode também ser usado como complementação à renda.

Os pagamentos podem acontecer de maneira mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo do que estabelece o estatuto da empresa.

Dica de sites:


165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page