top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Saiba como definir seus centros de custos ou resultados

Atualizado: 19 de fev. de 2021



Além de serem classificados por um tipo de despesa ou receita do Plano de Contas (veja mais neste artigo), os lançamentos financeiros podem ser classificados e separados por Centros de Custos (ou Centros de Resultados).


Você sabe o que são centros de custos?


Os Centros de Custo, também chamados de Centros de Resultados, são unidades de classificação em que alocamos tanto despesas, quanto receitas, para obter e avaliar os resultados individuais.


Para o controle financeiro pessoal, os centros de custos podem ser a residência, o automóvel, o sítio ou casa de praia, cada uma das viagens, os membros da família,

etc.


Um Microempreendedor Individual (MEI) pode criar um centro de custo para as despesas pessoais e familiares e outro, para sua atividade remunerada (pessoa jurídica).


Exemplo de Centros de Custos representados no software NEXT Finance

Um gestor de uma empresa pode definir, como centros de custos, seus projetos, obras, eventos, linhas de produtos ou serviços.


As classificações por centros de custos e por plano de contas se complementam. Assim, ao classificarmos cada transação com o tipo do plano de contas e o centro de custo em uma empresa, podemos avaliar se um determinado projeto é lucrativo ou deficitário e se adiciona ou deduz ao resultado total do negócio.


Imagine uma empresa, construtora, que possua 10 obras ativas. Em todas elas, teremos gastos com água, luz, comunicação, mão-de-obra, materiais de construção e outros, que são considerados tipos do plano de contas. E teremos receitas para cada uma das obras.


Após criarmos um centro de custo para cada obra e classificarmos corretamente os lançamentos, poderemos filtrar e analisar todas as receitas, despesas e resultados de cada uma das obras, bem como os resultados globais da empresa.


Enfim, os centros de custos podem ser criados de acordo com a necessidade, ampliando a classificação das transações financeiras e futuras análises mais detalhadas.


Gostou do conteúdo? Leia todos os nossos posts.


Leia também:

680 visualizações0 comentário
bottom of page