top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Você sabe como selecionar um fundo de investimento ?

Atualizado: 22 de mai. de 2023



Hoje na [2a.INVEST] vamos te ensinar a não se frustrar nos investimentos com cinco passos necessários para ter sucesso na escolha de um fundo de investimento:


1. Defina seus objetivos de investimento:


Antes de selecionar qualquer fundo, é importante saber quais são seus objetivos de investimento. Pense em quanto tempo você pretende manter seus investimentos, qual é sua tolerância ao risco e qual é o retorno que você espera obter. Ter essas informações em mente ajudará a determinar quais fundos de investimento são mais adequados para você.


Vamos exemplificar, suponha que a nossa decisão seja investir de forma conservadora, um valor inicial de até R$ 5 mil reais com resgate disponível em D+0. Com estes parâmetros a ferramenta do BTG nos indica as seguintes opções de investimento (em 14/05/23):


Observe que com estes parâmetros as nossas opções de investimento são reduzidas e as taxas são mais ou menos equivalentes, tanto ao mês, quanto ao ano e em 12 meses.


2. Analise o histórico de desempenho do fundo:


O histórico de desempenho do fundo pode ser um indicador útil de como ele se saiu no passado. No entanto, lembre-se de que o desempenho passado não garante resultados futuros. É importante analisar o desempenho do fundo em diferentes períodos de tempo e compará-lo com o desempenho de outros fundos similares.


Na figura abaixo temos a comparação da performance do fundo BNP Paribas, aquele que em nossa seleção apresentou a maior rentabilidade em 12 meses, tendo como indicador de referência o CDI.


e agora vamos também analisar o segundo fundo mais rentável em 12 meses: o BTG Pactual Yield:



3. Verifique as taxas do fundo:


As taxas do fundo podem ter um grande impacto em seus retornos ao longo do tempo. Verifique as taxas de administração, performance e outras despesas do fundo. Certifique-se de entender completamente as taxas do fundo antes de investir.


Em nosso exemplo temos:

Fundo

BNP PARIBAS MATCH DI FIRF REF CP

BTG PACTUAL YIELD DI FI RF REF CP

Taxa de Administração

0,35%

0,30%

Taxa de Performance

​0,00%

0,00%

​CNPJ

​09.636.393/0001-07

​00.840.011/0001-80


Informes mensais:





4. Avalie a gestão do fundo:


A equipe de gestão do fundo desempenha um papel importante no desempenho do fundo. Pesquise a experiência e histórico da equipe de gerenciamento do fundo. Considere também se há alguma mudança recente na equipe de gestão do fundo e como isso pode afetar o desempenho futuro do fundo.


Utilizando o site mais retorno, temos:



Em qual destes dois fundos você investiria? E porque? Participe de nossa enquete aqui!


5. Diversifique sua carteira:


Não coloque todos os seus ovos em uma cesta. Diversificar seus investimentos entre diferentes fundos e classes de ativos pode ajudar a reduzir o risco em sua carteira de investimentos. Considere investir em diferentes tipos de fundos, como fundos de ações, fundos de renda fixa e fundos de investimento imobiliário (FII), por exemplo.


Lembre-se de que selecionar fundos de investimento é um processo que requer tempo e pesquisa. Não tome decisões com base em informações superficiais. Faça sua lição de casa e procure o conselho de um profissional de investimentos, se necessário.


NEXT Finance


O NEXT Finance é o sistema de gestão financeira da Paiva Piovesan que ajuda você a controlar os seus investimentos em fundos.


Entre em contato com o nosso WhatsApp (31) 99430-2079 e/ou navegue no nosso site www.paivapiovesan.com e explore nossas alternativas para que você seja mais produtivo com as suas finanças pessoais e a de seu negócio.




bottom of page