top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorPaiva Piovesan

Entenda como o patinho feio do FGTS foi o grande vencedor de 2020!




Em 2020 tivemos a menor taxa básica de juros no Brasil, com a Selic a 2% a.a. a partir de 06/08/2020.

Isto permitiu o resultado surpreendente do FGTS em 2020, conforme figura abaixo. A rentabilidade foi superior à inflação no período, coisa que nem investimentos com aplicações a 100% da CDI, poupança e Ibovespa conseguiram superar.



O que é o FGTS?


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. O FGTS não deixa de ser uma forma de previdência forçada, para o momento em que o trabalhador estiver mais vulnerável.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Para os contratos com prazo determinado o valor dos depósitos corresponde a 2% sobre o valor do salário contratado.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

As regras de acesso aos recursos do FGTS mudam de acordo com frequência e de acordo com a legislação e além da demissão sem justa causa, temos a aposentadoria ou idade superior a 70 anos.


Como é calculado o rendimento do FGTS?


A Lei nº 8.036 de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, estabelece que os depósitos efetuados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente, todo dia 10 de cada mês, com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança mais a capitalização com juros de 3% ​ao ano.

Ou seja, o FGTS rende TR + 3% a.a. A poupança paga hoje TR + 70% da Selic e antes pagava TR + 6% a.a. Foi esta mudança na poupança, que antes tinha uma rentabilidade fixa que permitiu que a taxa base de juros no Brasil chegasse a 2% a.a. no ano passado. A taxa no FGTS se manteve fixa em 3% a.a.

Como o governo utiliza o FGTS?

Ao contrário do que se pensa, o dinheiro depositado não fica parado. Ele é direcionado para o FI-FGTS, um fundo de investimentos administrado pela Caixa Econômica Federal respeitando as liberações do Conselho Curador.

A aplicação desses recursos é utilizada pelo governo federal para financiar programas de habitação e obras de saneamento e infraestrutura.

O FGTS distribui lucros?


Sim! Em caso de resultado positivo, no mês de agosto de cada ano é depositado a distribuição de lucros. Em 2020 ela foi de 1,84% sobre o saldo de 31/12/2019. Portanto, em 2020 o rendimento do FGTS foi de 4,86%, superior à inflação (IPCA) de 4,52% e a poupança que rendeu 2,11%.


Em 2021 este fato vai se repetir?


Dificilmente teremos o mesmo resultado em 2021. O aumento da inflação tem levado ao aumento da taxa de juros que ainda está negativa no Brasil: ou seja, a taxa de juros está menor do que a inflação.


A Taxa Selic, base para os juros, tem se comportado conforme abaixo:



A expectativa do mercado financeiro é de que a Selic encerre 2021 a 5,5% a.a.


A evolução do CDI em 2021:



Já o IPCA (Inflação) tem se mantido na frente:



O relatório Focus prevê um valor de IPCA para o final do ano de 5,04% (https://www.bcb.gov.br/content/focus/focus/R20210430.pdf)


Portanto, pelo boletim Focus teremos até o final do ano o fim dos juros negativos com a taxa básica de juros (5,5% a.a) superior à inflação (5,04%).


O seu objetivo como investidor será sempre aumentar o poder de compra das suas reservas financeiras e para que isto aconteça é necessário que a rentabilidade de seus investimentos seja superior à inflação!


Para garantir isto, você deve investir em aplicações que paguem o IPCA + juros reais (Tesouro Direto, Debêntures, CRI, CRA, LCI, LCA) ou ainda aumentar o risco investindo em renda variável (ações, BDR, ETF).


Links úteis:


1. FGTS



2. Previdência Pública ou Privada?



3. Calculadora do Cidadão:



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page