top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Finance INVEST - seu novo sistema de gestão de investimentos

Atualizado: 28 de set. de 2023


Finance INVEST - Gestão de investimentos

Agora, com o Finance INVEST, a tarefa de acompanhar seus investimentos em renda variável tornou-se mais ágil e acessível! O NEXT Finance traz consigo um conjunto abrangente de ferramentas que incluem:


  • Importação de Nota de Corretagem;

  • Atualização a Mercado;

  • Importação de Proventos;

  • Análise de Bolsa;

  • Análise de Rentabilidade.


Neste artigo, apresentamos as mais recentes inovações desenvolvidas para permitir que você gerencie seus investimentos de maneira completa, eficaz e rápida.


O NEXT Finance, uma plataforma da Paiva Piovesan, oferece uma solução abrangente para a gestão de suas finanças, incluindo o controle de saldos em contas correntes, contas a pagar e a receber. Com poderosas ferramentas de análise de dados, você pode simular fluxos de caixa, compreender a origem e destino de seus recursos e avaliar resultados financeiros, atendendo às atividades essenciais de gestão de tesouraria.


Com a introdução do Finance INVEST, desenvolvemos ferramentas que ampliam seu horizonte, permitindo um controle detalhado de seus investimentos. As integrações e análises incorporadas facilitam a gestão de seus investimentos e aprimoram sua tomada de decisões.


Conceitos importantes


Alguns conceitos utilizados no sistema são importantes para que você possa usufruir de todo o potencial da ferramenta.


Ao registrar uma conta no sistema você decide, além do tipo de conta, a qual tipo de portfólio ela pertence.


Recomendamos as seguintes classificações para os seus portfólios:


  • Tesouraria: onde ficam registradas as contas correntes, contas caixa, cartões de crédito, contas investimento e empréstimos tomados ou realizados.


  • Renda Fixa: onde ficam registrados os investimentos em CDB, RDB, LCI, LCA, CRI, CRA, Debêntures, Poupança, Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa.


  • Renda Variável: onde ficam registrados os investimentos em Ações, BDR's, ETF's, Criptomoedas, Fundos de Ações, Fundos Imobiliários, Fundos Multimercado, Fundos de Infraestrutura, Fundos de Ações e Ouro.


  • Previdência: onde ficam registrados as aplicações em Fundos de Previdência, Planos de Previdência e FGTS.


A imagem abaixo ilustra um exemplo de uma conta de investimento em ações da Petrobras, destacando o Tipo de Conta, Tipo de Portfólio, Moeda (é possível gerenciar contas em diversas moedas no Finance) e também o código do ativo, a bolsa de negociação e o Setor/Segmento da empresa.


Compreender esses fundamentos permitirá que você tire o máximo proveito da plataforma e tenha um controle mais eficiente de suas finanças e investimentos.


Finance INVEST - Gestão de investimentos - editar conta

Com a classificação por tipo de conta você já consegue avaliar onde está a concentração dos seus investimentos.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

No exemplo acima temos que 10,46% dos recursos investidos estão aplicados em ações, outros 24,40% em CDB's e assim por diante. Esta panorâmica dos seus investimentos está disponível na tela inicial do sistema ou "dashboard" e ainda na tela de resumo de investimentos.


Tela Resumo de Investimentos


Clicando no menu "Investimentos" você terá acesso a tela exibida abaixo com o resumo dos seus investimentos, a concentração deles por portfólio e aos recursos e análises relacionados a investimentos.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

No menu "Investimentos" ou através da tela de investimemtos acima, temos uma nova opção de listar somente as contas que controlam os seus investimentos (sem inclusão das contas de tesouraria). Estas contas ficam agrupadas em um primeiro nível, por portfólio e depois por tipo de conta, permitido uma análise consolidada por portfólio, conforme imagem abaixo:


Finance INVEST - Gestão de investimentos

E depois, ao abrir a árvore, temos o detalhamento individualizado por tipo de conta:


Finance INVEST - Gestão de investimentos

Todas as transações no Finance ganham um classificação por Plano de Contas e opcionalmente por Centro de Custo (ou Centro de Resultado) permitindo que diversas análises possam ser construídas.


O sistema possui uma sugestão de Plano de Contas para Pessoas Físicas e outra para Pessoas Jurídicas e você pode adapta-los ou complementa-los de acordo com a sua necessidade. O uso de centro de custos é opcional e deve ser pensado de acordo com as suas necessidades: controle de mais de um imóvel, controle de várias unidades de negócio, como matriz e filial, ou ainda apurar custos com uma viagem ou evento.


Nota de Corretagem


Os investimentos em bolsa (Ações, BDR, ETF e FII) são realizados através de operações documentadas através da Nota de Corretagem. Implementamos um recurso que faz a leitura da nota de corretagem e registra a operação automaticamente no sistema.


Abaixo um exemplo de nota de corretagem do Banco Inter em uma operação de compra de ações da Petrobras.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

Utilizando o Menu "Investimentos", depois "Importar Nota de Corretagem", você terá acesso a uma tela como a indicada na figura abaixo, onde fará a importação da mesma:


Finance INVEST - Gestão de investimentos - importar nota de corretagem

Antes da importação é importante que seja feita a configuração das classificações a serem utilizadas nas transações, indicando o plano de contas e centro de custo a serem associados às operações que fazem parte da nota de corretagem, de forma que fique tudo automatizado. Na figura abaixo temos um exemplo desta configuração:


Finance INVEST - Gestão de investimentos - notas de corretagem

No exemplo da importação da Nota de Corretagem acima, o sistema fará o registro automático do débito da operação em sua conta corrente, conforme abaixo:

Finance INVEST - Gestão de investimentos

E o registro na conta de ações da PETR4 do crédito da compra, bem como das taxas cobradas na operação.

Finance INVEST - Gestão de investimentos

Neste mesmo momento, fica também registrado o preço médio de compra, que pode ser acessado através da opção PMC na lista de menu suspensa da tela da conta, conforme reproduzido abaixo:


Finance INVEST - Gestão de investimentos

A imagem acima foi feita no dia 22/03/2023 e mostra no rodapé a cotação atual do ativo (via API de integração, cotação com atraso de 20 minutos), o valor atual das ações em carteira e o resultado obtido com todas as operações de compra, venda e receitas com proventos menos os valores investidos.


Neste exemplo, o valor das ações totalizam: R$ 23.143,70, sendo que o resultado apurado neste investimento, trouxe um resultado de R$ 21.211,82, que é a soma de todos os ganhos nas operações de vendas (e/ou perdas) e proventos menos os investimentos feitos.


Neste exemplo, apesar das perdas com a cotação atual do ativo, durante toda a operação com o ativo (compra/venda/proventos) o resultado é positivo.


Marcação a Mercado


Com o recurso de marcação a mercado o NEXT Finance faz a leitura do arquivo gerado pela B3 (bolsa de valores no Brasil) no formato do Excel e atualiza todas as suas contas de ativos com o valor praticado no mercado para investimentos do tipo: Ação, BDR, ETF, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto.


A importação é feita através do menu "Investimentos" depois, "Atualizar Marcação a Mercado".


Importante que antes de importar, você deve, na tela de configurações, fazer as associações do tipo de conta e classificações a serem utilizadas para as transações no que diz respeito ao plano de contas e centro de custo, conforme demonstrado na figura abaixo.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

Na figura abaixo temos um exemplo de marcação a mercado na conta da ação da Petrobras (PETR4).

Finance INVEST - Gestão de investimentos

Usando o "Magic Button" temos a rentabilidade auferida no mês (botão com a varinha de condão).

Finance INVEST - Gestão de investimentos

Importação de Proventos


Com o recurso de importação de proventos o sistema faz a leitura do arquivo em Excel gerado pela B3 e alimenta as contas com os créditos provenientes dos proventos, tais como dividendos, juros sobre capital próprio e rendimentos.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

Antes da importação você também deve fazer a associação dos tipos de proventos listados na B3 com a sua classificação de Plano de Contas e Centro de Custo, conforme exemplificado na tela abaixo.

Finance INVEST - Gestão de investimentos

Outra configuração necessária é a associação da Instituição listada na B3, com a conta corrente utilizada por você para o crédito dos proventos.

Finance INVEST - Gestão de investimentos

O resultado da importação na conta da corretora, será conforme exemplo abaixo, :

Finance INVEST - Gestão de investimentos

E na conta do ativo:

Finance INVEST - Gestão de investimentos

Posição de Investimentos


No Menu "Investimentos", você encontrará a alternativa "Bolsa", a qual disponibiliza uma análise ilustrada na figura abaixo. Esse recurso possibilita que você compare o rendimento de seus investimentos em bolsa, agrupados por setor.


Essa ferramenta possibilita a avaliação de Ganho/Perda tanto em percentual quanto em valor absoluto, fornecendo ainda cotações em tempo real dos ativos. Essa atualização é viabilizada por meio de uma API de cotações, com um atraso de 20 minutos.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

A coluna "Resultado" engloba todas as transações de compra e venda do ativo, assim como os proventos recebidos. Ela sinaliza se você está registrando um lucro ou um prejuízo com o ativo, ao longo de todo o período de operações com o mesmo.


Rentabilidade


A apuração da rentabilidade de todos os investimentos registrados no sistema é feita através do menu "Investimentos", depois opção "Rentabilidade de Investimentos"


O usuário deve selecionar o período desejado e terá a rentabilidade mês a mês (obtida também via "Magic Button") e a acumulada no período. Abaixo temos uma amostra desta análise.


Finance INVEST - Gestão de investimentos

A escolha de PePê


E a escolha do PePê para a instituição financeira mais indicada para integração com o NEXT Finance, visando o controle de investimentos em bolsa, é: Banco Inter!


Essa seleção é respaldada pelas seguintes razões: taxas zeradas para investimentos no mercado de ações, facilidade de investimento através do aplicativo e site, bem como a conveniência na geração de notas de corretagem.


Descubra o NEXT Finance


Entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 99430-2079 ou visite nosso site em www.paivapiovesan.com para explorar todas as opções disponíveis e descobrir como o NEXT Finance pode ajudá-lo a ser mais produtivo em suas finanças pessoais e empresariais.


Links úteis:








80 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page