Buscar
  • Paiva Piovesan

Já pensou em investir em Ouro?


Acho que todo mundo já cogitou ter uma barra de ouro como investimento, e também pensou no risco de tê-la guardada em casa! Como o ouro é um metal muito valioso, normalmente temos acesso a ele através de jóias e não em barras.


Algumas informações importantes para você ter em mente quando for investir em ouro:


  • O ouro não pode ser impresso e é escasso;

  • O estoque global de ouro é da ordem de 190.000 toneladas;

  • Estima-se que ainda temos 50.000 toneladas a serem mineradas;

  • Os maiores produtores de ouro do mundo segundo dados de 2019 da World Gold Council e da Metals Focus, são:

  • A cotação de um Kg de ouro é da ordem de R$ 311.200,00, ou seja uma grama custa R$ 311,20.

Como investir em ouro de forma fácil, rápida e sem o risco de guardá-lo em casa?

A aquisição do metal normalmente é indicada para investidores que já possuem recursos em outros produtos financeiros e querem diversificar a carteira, de forma a compensar os riscos de outros investimentos.


O investimento em ouro pode não ser trivial e vamos apresentar aqui uma maneira fácil e rápida de investimento neste tipo de ativo utilizando os ETFs.


ETFs

Os ETFs são fundos de investimento com cotas negociadas na Bolsa de Valores. Eles também são chamados de “fundos de índice”, um apelido que explica a funcionalidade desse tipo de investimento. Eles misturam características de fundos com ações.


Leia nosso artigo completo sobre ETF: clique aqui

Desde o ano passado está disponível na B3 o ETF GOLD11, que busca replicar a performance do preço do ouro, em dólar, através do índice americano "iShares Gold Trust", gerido pela empresa BlackRock.


Em 2020 este índice da BlackRock subiu 23,57%, um ano em que passamos por uma das piores crises de todos os tempos. (vide gráfico abaixo)



Portanto uma forma simples e rápida de ter o seu dinheiro seguindo a variação do Ouro é adquirir cotas do ETF GOLD11. Abaixo a evolução da cotação desde o início de 2021.




Na aquisição você vai fazer uma oferta para a compra da cota e se houver um interessado o negócio será fechado. O mesmo vale para a venda. Lembrando sempre que o grande segredo para ter sucesso na Bolsa é comprar na baixa e vender na alta!


Outras alternativas para aquisição de Ouro são:

Ouro em barra

Neste caso, é preciso procurar uma corretora autorizada pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Evite comprar em lojas de rua e, por segurança, só compre as barras vendidas lacradas pelas distribuidoras.

Contratos futuros na bolsa

Esta é uma das alternativas para quem tem receio de manter o ouro em casa e prefere comprar ativos negociados na B3. Existem opções de contratos futuros que variam de 0,225 a 250 gramas.


O alerta aqui fica para o fato de que os contratos menores são menos negociados (baixa liquidez), então o investidor pode ter dificuldade para vender quando quiser.

Fundos de investimento

Outra opção são os fundos lastreados em contratos financeiros de ouro. Geralmente, são protegidos da variação cambial e possuem a gestão de um profissional.

São mais acessíveis à maioria dos investidores, já que não é preciso se preocupar com burocracias para comprar o ouro em espécie e nem com os detalhes do mercado futuro.

O fundo pode ser passivo e comprar o ouro e sofre com as oscilações do preço ou ativo, que compra e vende de acordo com o momento do mercado.


Links úteis:


  1. Índice iShares Gold Trust


https://www.ishares.com/us/products/239561/ishares-gold-trust-fund



Gostou do conteúdo? Veja mais dos nossos posts


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça o NEXT Finance

Controle o seu dinheiro. Conheça a solução web que vai ajudar você a controlar as suas finanças e do seu negócio.

Treinamento

Quer conhecer melhor os recursos de gestão financeira e administrativa dos nossos softwares? 

Agende um treinamento virtual ou presencial com a equipe da Paiva Piovesan.

Últimos artigos

  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Twitter
  • Cinza ícone do YouTube