top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Os desafios de empreender no Brasil: Obrigações Acessórias em foco



Os desafios de empreender no Brasil: Obrigações Assessórias em foco


Nesta edição da [2a.INVEST], iremos explorar os desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros na gestão de seus negócios. Dentre os diversos obstáculos enfrentados por esses empresários, as obrigações acessórias surgem como uma das principais fontes de preocupação. Além de abordar os desafios enfrentados, apresentaremos estratégias para superar esses obstáculos.


As obrigações acessórias constituem um dos elementos que compõem o denominado "custo Brasil", um fator que impacta negativamente a competitividade do país em relação a outras nações. Essas exigências burocráticas não apenas consomem tempo e recursos preciosos dos empresários, mas também representam um entrave significativo para o desenvolvimento e crescimento dos negócios no mercado nacional e internacional.


O contexto empreendedor no Brasil


O Brasil é um país reconhecido pela sua complexa legislação tributária e regulatória. Para os empreendedores, isso se traduz em uma série de obrigações legais e fiscais que precisam ser cumpridas para garantir a conformidade com a lei e evitar penalidades. Desde a abertura do negócio até o seu funcionamento cotidiano, os empresários brasileiros se deparam com uma série de exigências burocráticas que consomem tempo e recursos preciosos.


O que são Obrigações Acessórias?


As obrigações acessórias referem-se a todas as exigências legais que as empresas devem cumprir em relação à prestação de informações aos órgãos governamentais. Isso inclui uma ampla gama de atividades, como a emissão de notas fiscais, a entrega de declarações fiscais e contábeis, o cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias, entre outras.


Os desafios enfrentados pelos Empreendedores


Complexidade e Volume de Informações: Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores é lidar com a complexidade e o volume de informações exigidas pelas obrigações acessórias. O sistema tributário brasileiro é conhecido por sua intricada estrutura, o que torna difícil para os empresários entenderem e cumprirem todas as suas obrigações.


Custos Financeiros: O cumprimento das obrigações acessórias muitas vezes envolve custos significativos, tanto em termos de tempo quanto de recursos financeiros. Os empresários precisam investir em sistemas de gestão e contratar profissionais especializados para garantir o cumprimento das exigências legais, o que pode representar um ônus financeiro para os negócios, especialmente para as pequenas e médias empresas.


Riscos de Penalidades: O não cumprimento das obrigações acessórias pode resultar em uma série de penalidades, incluindo multas, juros e até mesmo sanções mais severas, como a suspensão das atividades comerciais. Isso cria uma pressão adicional sobre os empresários, que precisam garantir que estão em conformidade com a legislação para evitar consequências prejudiciais para seus negócios.


Enfrentando os desafios


Investir em Capacitação e Tecnologia: Capacitar a equipe e investir em tecnologia pode ajudar os empresários a lidar de forma mais eficiente com as obrigações acessórias. A automação de processos e o uso de sistemas de gestão integrados podem simplificar e agilizar o cumprimento das exigências legais, reduzindo assim o tempo e os custos envolvidos.


Buscar Assessoria Especializada: Contar com o apoio de profissionais especializados em contabilidade, direito tributário e gestão empresarial pode ser fundamental para garantir o cumprimento das obrigações acessórias. Esses profissionais podem orientar os empresários sobre as melhores práticas e ajudá-los a evitar erros que possam resultar em penalidades.


Advogar por Simplicidade Regulatória: Os empresários também podem se engajar em iniciativas de advocacia para promover a simplificação e a desburocratização do ambiente regulatório. Participar de associações empresariais e dialogar com autoridades governamentais pode ajudar a sensibilizar sobre as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e buscar soluções para tornar o ambiente de negócios mais favorável


As obrigações acessórias representam um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores no Brasil. Lidar com a complexidade e o volume de informações exigidas, os custos financeiros envolvidos e os riscos de penalidades são questões que demandam atenção e cuidado por parte dos empresários. No entanto, investir em capacitação, buscar assessoria especializada e advogar por uma maior simplicidade regulatória são estratégias que podem ajudar os empreendedores a enfrentar esses desafios e garantir o sucesso de seus negócios.


Estamos introduzindo uma nova série chamada "Brasil Empreendedor", dedicada a desvendar os desafios enfrentados pelos empreendedores no Brasil.


Você sabia que termos como PCMSO, CIPA, PGR, SESMT, CAT, NR, LCAT, PPP, IRPJ e muitos outros são parte desse universo complexo das obrigações assessorias? Não se preocupe! Nossa série vai decifrar esse "alfabeto" e ajudá-lo a navegar com sucesso por esse cenário desafiador. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhum detalhe!


Explore o NEXT Finance - Sua jornada para uma Gestão Financeira descomplicada


Apresentamos o NEXT Finance, um inovador sistema de gestão financeira que simplifica a administração e proporciona controle total sobre as finanças. Integrado a diversos bancos no Brasil, o NEXT oferece uma abordagem ágil e eficiente para a gestão inteligente de recursos e investimentos.


Com o NEXT Bot no WhatsApp, tenha acesso instantâneo aos seus dados financeiros, permitindo que você se concentre em seu trabalho enquanto o NEXT cuida da administração financeira de forma descomplicada.


Entre em contato pelo WhatsApp (31) 99430-2079 para explorar as opções e descubra como o NEXT pode tornar suas finanças mais produtivas com um teste gratuito de 30 dias.


Descubra seu Nível de Aptidão ao Empreendedorismo (NAE) com o Teste Exclusivo da Paiva Piovesan


Faça o teste exclusivo de Nível de Aptidão ao Empreendedorismo (NAE) desenvolvido pela Paiva Piovesan descubra suas habilidades empreendedoras! Identifique oportunidades de crescimento e aprimore suas capacidades para alcançar o sucesso nos negócios. Acesse nosso teste online e inicie sua jornada empreendedora com conhecimento e estratégica.







63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page