top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorRodrigo Paiva

Startup: a importância de gerenciar suas finanças desde o início!




Startups são empresas em estágios iniciais de desenvolvimento que buscam inovação e crescimento rápido. Elas geralmente têm recursos limitados, mas muita ambição, e a administração financeira é uma das áreas mais críticas para o sucesso de uma startup.


Gerenciar as finanças de uma startup pode ser desafiador, mas existem algumas práticas que podem ajudá-lo a manter suas finanças em ordem e garantir que a empresa esteja pronta para crescer.


Seguem as nossas dicas para que você possa gerenciar as finanças de uma startup utilizando o nosso software NEXT Finance:


Crie um planejamento realista!


Um planejamento bem elaborado é fundamental para o sucesso financeiro de uma startup.


Comece identificando suas despesas fixas (como aluguel, salários e suprimentos) e suas despesas variáveis (como marketing e desenvolvimento de serviços).


Em seguida, projete suas receitas com base em suas expectativas de vendas.


É importante criar o planejamento realista e revisá-lo regularmente para garantir que você esteja gastando seu dinheiro de forma inteligente.


No NEXT Finance:


  • Crie o seu Plano de Contas (naturezas de receitas e despesas);

  • Crie o seu Centro de Custo, se necessário;

  • Monte o seu Planejamento com Receitas e Despesas periódicas;

  • Faça a projeção no período desejado.



Acompanhe suas finanças de perto


Monitorar suas finanças de perto é crucial para manter a saúde financeira da sua startup.


Mantenha registros detalhados de todas as suas despesas e receitas e revise seus dados regularmente. Isso permitirá que você identifique rapidamente qualquer problema e tome medidas para corrigi-los antes que se tornem grandes problemas.


No NEXT Finance:


  • Utilize a integração com os bancos para ter o saldo de suas contas atualizados diariamente no sistema;

  • Faça a análise de Plano de Contas para saber de onde vem e para onde vai os seus recursos e acompanhe seu planejamento.


Esteja ciente do fluxo de caixa


O fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que entra e sai da sua empresa em um determinado período. É importante estar ciente do seu fluxo de caixa para garantir que você tenha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas e manter sua empresa funcionando. Analise seu fluxo de caixa regularmente para identificar possíveis problemas e ajustar seus gastos, se necessário.


No NEXT Finance:

  • Acompanhe e faça a simulação de cenários na análise de fluxo de caixa.


Procure investimentos


Startups geralmente precisam de capital externo para financiar seu crescimento. Procure investidores que possam fornecer financiamento para sua empresa. Mas lembre-se, investidores geralmente esperam um retorno sobre o investimento, então é importante ter um plano sólido para o crescimento da sua empresa.


No NEXT Finance:


  • Simule as condições oferecidas pelo investidor para ver se o seu negócio responde financeiramente aos compromissos assumidos (crie uma conta com as transações financeiras equivalentes).


Considere um empréstimo


Se você não puder obter financiamento de um investidor, pode considerar obter um empréstimo. Existem muitas opções disponíveis, como empréstimos de bancos ou instituições financeiras. Mas tenha em mente que você precisará pagar o empréstimo com juros, portanto, planeje cuidadosamente como usará o dinheiro emprestado.


No NEXT Finance:


  • Simule o empréstimo incluindo juros para comprovar sua capacidade de pagamento (crie uma conta para cada um dos cenários).

  • Use o Fluxo de Caixa e crie cenários: otimista, pessimista e realista.


Gerenciar as finanças de uma startup pode ser desafiador, mas é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo da sua empresa. Seguindo o roteiro acima, e com a ajuda da nossa ferramenta de gestão financeira NEXT Finance, você poderá gerenciar suas finanças de maneira eficaz e manter sua startup no caminho certo para o sucesso.



32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page