Propaganda-fluxo-de-caixa.png
  • Débora Prota

Contas a Pagar: O que é e como controlar seus pagamentos com excelência!





Se você dirige automóveis sabe que precisa olhar para a frente, com atenção ao que acontecerá, mas precisa consultar o retrovisor de vez em quando, para algumas tomadas de decisão, como uma conversão ou mudança de faixa. Na gestão empresarial, o funcionamento é o mesmo, dirigimos as empresas, consultando o passado - o retrovisor, mas sempre pensando no futuro. Isso é planejamento!


Na gestão financeira, o futuro é representado pelas transações que ocorrerão a curto, médio e longo prazos, isto é, as contas a pagar e receber.


Nesta [4ª DA GESTÃO], explicamos o controle de Contas a Pagar, a sua importância, como ter excelência em sua gestão, apresentando dicas para melhorar seus processos e manter as finanças em dia. Afinal, as empresas, assim como todos nós, sempre precisam realizar pagamentos, certo?


O que é 'Contas a Pagar'?


Contas a Pagar são todas as obrigações e os compromissos financeiros assumidos pela empresa, organizados por data de vencimento, para manter suas operações. Isso inclui todos os pagamentos a serem efetuados, como os salários e benefícios dos colaboradores, os impostos, as despesas administrativas (aluguel, telefone, Internet, água, energia), compras de insumos e outros materiais, investimentos, contratação de serviços, pagamento de empréstimos e outros.


Contabilmente, o contas a pagar (com o prazo de até um ano) é considerado o passivo circulante, também denominado como exigível a curto prazo, que permite calcular a taxa de endividamento do negócio.


Vale observar que a gestão de Contas a Pagar está diretamente relacionada com seus processos de Contas a Receber e, o que parece óbvio, mas nem sempre é levado em consideração, com os processos de Compras. Pensando, sistematicamente, nos processos da empresa, os recebimentos costumam ser frutos das vendas ou faturamentos, que se desdobram em pagamentos, como impostos, tarifas e compras de insumos, produtos e outros materiais. Os processos de compras, por sua vez, determinam os prazos para pagamentos, que devem ser negociados conforme a disponibilidade de recursos. E, claro, toda compra efetuada resulta em uma transação a pagar a ser controlada pelo financeiro da empresa.


Qual a importância da gestão eficiente de Contas a Pagar?


O controle de Contas a Pagar nos permite identificar o quanto de recursos serão necessários para quitar os nossos compromissos futuros, ao longo do tempo. Em conjunto com Contas a Receber, o Contas a Pagar permite projetar o Fluxo de Caixa da empresa, que determina prever as disponibilidades de recursos e tomar decisões assertivas e estratégicas na gestão.


Ao identificar as obrigações, com antecedência, conseguimos programar as ações a serem tomadas, como a necessidade de recorrer a um crédito (que será mais barato que empréstimos de emergência), antecipação de recebíveis, verificação quanto a disponibilidade para investimentos operacionais e financeiros e, até mesmo, a definição de estratégias para a cobrança e negociação de recebimentos compatíveis com os compromissos assumidos.


Além disso, ninguém gosta de pagar juros e multa por esquecer de pagar uma conta na data de vencimento... Ou ainda pagar uma conta em duplicidade, não é mesmo? O acompanhamento rotineiro de Contas a Pagar evita a perda de prazos para pagamentos e os gastos desnecessários com os atrasos ou transtornos gerados pela desorganização.


E ainda, em casos de dificuldades financeiras, ao gerenciar contas a pagar, é possível priorizar os pagamentos, cortar gastos supérfluos e, se necessário, renegociar com fornecedores novos prazos, com taxas reduzidas, para reequilibrar o fluxo de caixa.


Como controlar seus pagamentos com excelência!


O primeiro passo para um controle excelente de Contas a Pagar é o planejamento. Este é o momento de utilizar o retrovisor e avaliar o passado. Isto é, analisar as movimentações financeiras no último ano, verificar os pagamentos realizados, identificar os padrões, os valores médios gastos com as compras do mês e aquelas despesas recorrentes, mensais ou anuais, para já registrar os provisionamentos.


Como já citamos, as transações a pagar são geradas pelo funcionamento básico da empresa, assim como as compras e vendas efetuadas no período. Assim, sugerimos provisionar, além de todos os pagamentos fixos, aqueles gerados pelas vendas (como os impostos, taxas) e por pedidos de compras (antes mesmo de receber a fatura).


Os processos de Contas a Pagar são muito mais simplificados quando contamos com a ajuda da tecnologia! A excelência desejada pode ser obtida com sistemas de gestão financeira, como as soluções inovadoras da Paiva Piovesan: Finance V20 e NEXT Finance.


O Finance oferece diversas facilidades que automatizam seus processos e lhe proporciona produtividade em sua gestão!


Como o Finance pode simplificar sua gestão de Contas a Pagar?


Recurso: Contas a Pagar


Registre e classifique de todas as transações a pagar em conta específica e centralizada, permitindo organizar os pagamentos por data de vencimento e dar baixa, transferindo os lançamentos para as contas correntes em que as operações foram executadas.



Conciliação de Contas Correntes*


Importe para o Finance e concilie o arquivo do extrato de contas correntes, gerado no Internet Banking, para facilitar a conferência das movimentações, validação de saldos e confirmação de pagamentos efetuados e nada vai escapar de seu controle.




*Consultar bancos compatíveis.


Integração com módulo administrativo para provisionamentos e registros de contas a pagar


O módulo administrativo, Business V20, do sistema de gestão Company V20, pode transferir informações para o Finance, de forma que todas as compras realizadas gerem uma transação a pagar no financeiro, eliminando o retrabalho da equipe e otimizando os processos.


Cadastro de despesas periódicas (mensais e anuais)


Cadastre todas as despesas recorrentes, com periodicidades mensais ou anuais e facilite o provisionamento dos pagamentos, pelo período desejado:





Geração de arquivos de pagamentos para envio aos bancos*


Integrado ao seu banco, o Finance permite a geração um arquivo, incluindo as informações de suas transações registradas em contas a pagar, para agilizar os pagamentos no Internet Banking:



*Consultar bancos compatíveis.



Análises Estratégicas e Relatórios


Analise seu fluxo de caixa diário ou mensal, em gráfico e planilha, passado e futuro, para verificar sua disponibilidade de recursos, considerando todas as movimentações, inclusive as contas a pagar:


Conheça sua distribuição de receitas e despesas, a origem e o destino de seus recursos, analisando as transações por plano de contas, passado e futuro, personalizável:



Estes são apenas alguns exemplos de como o Finance pode simplificar a gestão financeira de sua empresa.


Saiba mais sobre as soluções Paiva Piovesan e entenda como podemos te ajudar!


Dica especial da [4ª DA GESTÃO]:


Amanhã será o último dia para aproveitar o presente que oferecemos no mês dos namorados, em comemoração àss Bodas de Prata do Finance & Business.


Somente neste mês de junho/22, ganhe 15% de desconto na aquisição da primeira cópia de uma das opções do Company V20, o sistema de gestão empresarial (ERP), que inclui os módulos Finance V20 e Business V20.


Se ainda não aproveitou esta condição especial, corre lá, em Bodas de Prata Finance & Business: Mês dos Namorados


Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos e leia todos os nossos posts no Blog.


Veja também:


[4ª DA GESTÃO] Fluxo de Caixa: razão para o seu sucesso!


[4ª DA GESTÃO] 3 Dicas para evitar ou reduzir a inadimplência em seu negócio!


[2a. INVEST] Melhores sites para acompanhar assuntos sobre investimentos



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo