• Débora Prota

Sua empresa teve lucro ou prejuízo? Entenda o DRE e suas informações valiosas!

Atualizado: 19 de Ago de 2021


Você sabe o que é DRE?

Se você é um empresário ou atua na administração de um negócio, certamente já ouviu o termo DRE, certo? Apesar de ser um relatório contábil, você não precisa ser contador para entender o DRE e a sua importância para a gestão.


DRE é a sigla para o Demonstrativo (ou a Demonstração) de Resultados do Exercício, um dos principais instrumentos da administração, que nos permite entender e analisar a saúde financeira das empresas, evidenciando se há lucro ou prejuízo, bem como o seu nível de eficiência operacional.


Empresas brasileiras de todos os portes (exceto MEI`s) são obrigadas por lei a apresentar o DRE, anualmente, obedecendo à estrutura padrão estabelecida, que contempla uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais do negócio, confrontando Receitas, Custos e Despesas apuradas no exercício.


Embora seja elaborado anualmente por exigência legal, o DRE pode ser gerado mensalmente (ou periodicamente), para fins administrativos e gerenciais, já que permite visualizar com clareza onde a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro, para tomadas de decisões estratégicas e medidas corretivas de percurso.


Em conjunto com o Balanço Patrimonial e a Análise de Fluxo de Caixa, o DRE é um dos três relatórios indispensáveis para demonstrar a saúde financeira do negócio, para atração de possíveis investidores e sócios ou aprovação de crédito no mercado.


Estrutura do DRE:


Estrutura DRE
Tabela da estrutura básica do DRE