top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorDébora Prota

Fluxo de Caixa: analise suas movimentações financeiras!

Atualizado: 19 de ago. de 2021




A Análise do Fluxo de Caixa é uma das mais importantes ferramentas, senão a mais importante, para fazer o acompanhamento das suas finanças sejam elas pessoais ou de seu negócio. Saber com antecedência se teremos recursos de sobra ou em falta é fundamental para o sucesso na gestão financeira.


Aprendemos desde sempre a importância de planejar e sabemos que significa estabelecer um rumo, definir estratégias e diretrizes gerais, para que possamos atingir nossos objetivos. No caso de uma empresa, planejar significa ter um instrumento para que todos caminhem na mesma direção e entendam onde se quer chegar.


Mas, o planejamento não deve ser um documento a ser engavetado, engessado e consultado anualmente. De nada adianta planejar, se não houver acompanhamento, monitoramento e revisão das estratégias, sistematicamente.


Análises estratégicas permitem detectar desvios e definir ações pontuais para a retomada de direção, para que os objetivos sejam alcançados.



Você sabe o que é Fluxo de Caixa?


Fluxo de Caixa é uma poderosa ferramenta para a análise da saúde financeira de uma empresa ou pessoa física, permitindo, ao gestor, que se antecipe às situações de desvios. É a movimentação do dinheiro nas contas ao longo do tempo, com o registro das entradas e saídas. Uma das ferramentas mais utilizadas para o controle financeiro, permitindo projetar e simular em períodos futuros, o resultado das entradas e as saídas de recursos, indicando como será o saldo de caixa disponível.


A análise do fluxo de caixa facilita a tomada de decisão, permitindo antecipar e planejar ações para solucionar alguma quebra de caixa, isto é, quando pode faltar dinheiro para quitar os compromissos financeiros. É possível, então, projetar, com antecedência, a disponibilidade ou não de recursos em uma determinada data ou período, considerando os registros das transações financeiras e as previsões de recebimentos e pagamentos.


Quanto antes conseguirmos detectar “furos”, menor será o prejuízo. Se conseguirmos prever que o fluxo de caixa ficará negativo, poderemos pesquisar as melhores opções de financiamentos ou empréstimos, com juros menores que os cobrados em situações de urgência e evitar o uso de cheque especial ou de ter que parcelar a fatura do cartão de crédito, instrumentos que cobram os maiores juros do mercado.


Até mesmo as condições de recebimento e pagamento podem ser ajustadas no planejamento, para que a entrada de recursos ocorra antes da saída, evitando, assim, situações deficitárias.


O mesmo vale para situações favoráveis, quando as entradas são superiores às saídas, proporcionando um saldo positivo em caixa. Ao antever este cenário positivo, o gestor pode avaliar as melhores possibilidades de investimentos disponíveis, que atendam à sua realidade (quanto ao retorno e ao tempo de disponibilidade destes recursos), visto que dinheiro parado na conta corrente é desperdício.


Portanto, um fluxo de caixa equilibrado é o principal indício de uma boa saúde financeira pessoal ou do negócio.


Como vivemos em um sociedade onde muitas transações acontecem no dia a dia, o uso de tecnologia, por meio de sistemas de gestão, como o NEXT Finance, facilita e automatiza os processos e análises, permitindo o acompanhando dos resultados em tempo real.


Ao analisar o Fluxo de Caixa no formato de planilha, podemos identificar de onde vem os valores das entradas, e para onde vão as saídas e obter os saldos em cada data:




Na análise gráfica do Fluxo de Caixa, fica claro o comportamento dos recursos ao longo do tempo. Se o gráfico avançar para o negativo, significa que temos problema e se estiver sempre positivo, significa que temos disponibilidade financeira para investir (caso da figura abaixo):




Além de analisar as disponibilidades de recursos, ao longo do tempo, é muito importante conhecer a alocação dos valores pelos tipos de receitas e despesas definidos no Plano de Contas.


Com a classificação correta de todas as transações, conseguimos obter informações consolidadas quanto a determinados tipos de despesas que consomem uma parcela maior de recursos, avaliar melhor a distribuição do dinheiro e conhecer a dependência de uma determinada fonte de receitas.


E mais, ferramentas automatizadas permitem que você possa fazer a simulação e a construção de cenários, por exemplo: meu fluxo está negativo quando considero meus saldos em contas correntes, meus compromissos em Contas a Pagar e receitas previstas em Contas a Receber. Mas, se agora, considero os recursos disponíveis no Fundo de Investimento, meu fluxo passa a ser positivo.


Análises estratégicas permitem descobrir quanto temos, de onde vem e para onde vai o dinheiro!


Para simplificar o controle de seu fluxo de caixa, conheça a próxima geração de sistemas financeiros, desenvolvida pela Paiva Piovesan: o NEXT Finance! Teste gratuitamente, por 30 dias, em: nextfinance.com.br


Gostou do conteúdo? Leia todos os nossos posts no Blog.


Leia também:




189 visualizações0 comentário
bottom of page