• Rodrigo Paiva

Renda fixa: desvendando a sopa de letrinhas, agora com CRI e CRA


Nesta edição da [2a.INVEST] mostramos o cartão resumo válido para investimentos em CRI e CRA para que você conheça em detalhes onde você aplica os seus recursos. Investir deve ser sempre feito de forma segura, conhecendo os riscos.


Saiba mais sobre CRI e CRA

Emissor


Os emissores dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são companhias securitizadoras que estruturam os créditos a receber de empresas do setor imobiliário ou do agronegócio em títulos negociáveis no mercado.

As empresas do setor imobiliário ou do agronegócio, ao realizar suas atividades, fazem vendas parceladas, mas precisam do dinheiro à vista. Desta forma os CRI/CRA são os certificados que as empresas utilizam para captar recursos.

Para isso, uma companhia securitizadora estrutura a dívida do cliente final, transformando os créditos a receber em títulos negociáveis no mercado.

Sendo assim, os CRIs são lastreados em direitos creditórios do mercado imobiliário, já os CRAs são lastreados em recebíveis dos negócios realizados entre produtores rurais e terceiros, que englobam empréstimos e financiamentos relacionados a projetos do agronegócio, nas fases de produção, industrialização e comercialização.