Débora Prota
Como está a saúde financeira de sua empresa?
Atualizado: 1 de set. de 2022
Em 2019, antes mesmo dos efeitos da pandemia no Brasil, um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já indicava que 6 a cada 10 empresas abertas encerram suas atividades em menos de cinco anos, isto é, somente 40% das empresas permanecem abertas por mais de 5 anos. Estes números alarmantes representam o quanto é difícil empreender no país. Mas o importante é entender os motivos que levam às empresas fecharem as portas, para não repetir o erro e alimentar as estatísticas.
Muitos são os desafios enfrentados pelo empreendedor para gerir sua empresa de maneira sustentável, alcançando os resultados desejados. E um dos maiores destes desafios é manter a organização financeiramente saudável! Estudos do Sebrae e outros especialistas de mercado apontam que um dos maiores problemas está na maneira como o empreendedor lida com as finanças. Ou seja, os erros na gestão são, em geral, causados por falta de planejamento e inabilidade em manter as finanças em dia.
E o que é saúde financeira empresarial?
A saúde financeira diz respeito à maneira com que lidamos com o dinheiro. Possui uma vida financeira saudável a pessoa que tem suas finanças equilibradas, que consegue arcar com seus gastos essenciais, despesas não essenciais e está preparada para lidar com gastos não previstos.
Para as empresas, o conceito é o mesmo. A empresa possui uma boa saúde financeira quando se encontra com suas finanças em perfeito equilíbrio, atendendo às suas próprias necessidades, além de estar em condições de sustentar possíveis flutuações e perdas financeiras inesperadas, como uma crise econômica ou a necessidade de interromper as operações por causa de uma pandemia, por exemplo.
Saúde financeira é a condição na qual a empresa tem total controle sobre o seu capital e, dessa forma, é capaz de gerenciar os seus gastos e planejar seus investimentos. Desse modo, é a saúde financeira da organização que atesta sua capacidade de honrar todos os seus compromissos.
Além de ser um indicador de longevidade dos negócios, a saúde financeira é sempre avaliada por bancos e instituições financeiras, no momento de aprovação de crédito ou empréstimos, assim como por investidores, para medir o desempenho e verificar se a empresa representa uma boa oportunidade de investimento.
E você, sabe como está a saúde financeira de sua empresa?
A FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) propôs, para seus contatos, o seguinte teste para medir como está a saúde financeira empresarial:
E você? Qual foi a sua pontuação? Sua empresa está com a saúde financeira em dia?
Independente do resultado, sempre há como melhorar!
Como melhorar a saúde financeira da empresa?
Algumas das respostas para este questionamento já está no teste acima... Em resumo, é necessário: planejar, desenvolver as estratégias (controlar), checar (avaliar) e agir para eliminar os gargalos, ou seja, aplicamos o PDCA da gestão financeira, já apresentado em artigos anteriores da [4ª DA GESTÃO]. Vamos relembrar:
Veja nossas dicas para melhorar a saúde financeira empresarial:
Não confunda as finanças pessoais e empresariais.
Tenha um ótimo planejamento financeiro: defina um orçamento financeiro, conheça suas previsões de receita, custos e despesas fixos e variáveis, considere imprevistos.
Registre e monitore todas as suas movimentações financeiras, as classificando conforme o tipo de despesa ou receita do plano de contas.
Faça a gestão de contas a receber diariamente. Fique atento(a) à inadimplência!
Controle suas contas a pagar, não perca prazos de pagamentos.
Faça a conciliação de suas contas correntes, mantenha seus saldos atualizados.
Acompanhe seu fluxo de caixa rotineiramente, considerando saldos atuais e as movimentações futuras, para se antecipar em caso de problemas.
Analise suas fontes de receita e destino de seus recursos, conhecendo exatamente os custos do negócio.
Reduza seu endividamento: avalie e corte gastos, renegocie com fornecedores.
Tome medidas para ajustar seu ciclo financeiro, eliminando ou reduzindo o descompasso entre pagamentos e recebimentos, para não fechar o mês no vermelho.
Invista em produtos ou serviços mais rentáveis, aqueles que são mais relevantes no faturamento de seu negócio.
Faça a gestão adequada do seu estoque.
Mantenha o capital de giro adequado ao negócio.
Tenha um fundo de reserva, que permita à empresa passar por períodos de volatilidade ou instabilidade, cobrindo, ao menos, as despesas por um período de três meses a um ano. A reserva pode ser construída com aplicação de parte dos lucros do negócio.
Defina indicadores financeiros e metas, que devem ser monitorados periodicamente.
Ganhe tempo! Conte com a tecnologia e simplifique a gestão financeira de sua empresa. Utilize soluções inovadoras e seguras para controlar o dinheiro: o NEXT Finance ou o Finance V20 facilitam muito sua gestão!
Mantenha a saúde financeira de sua empresa sob controle!
Se você quer simplificar a gestão financeira de sua empresa, invista no NEXT Finance e esteja preparado para enfrentar qualquer crise!
Saiba mais sobre as nossas soluções e entenda como podemos te ajudar!
Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos e leia todos os nossos posts no Blog.
Veja também:
Comentários