top of page
Banner-Blog-Business.png
  • Foto do escritorDébora Prota

Como gerir as finanças de startups?



Gestão financeira eficiente é um dos pilares de sustentação e uma das razões de sucesso para negócios de todos os portes e tipos. Para startups, porém, a importância é ainda maior, tendo em vista os recursos restritos, elevados aportes de capital para desenvolvimento de um inovador modelo de negócios, cujos resultados podem demorar a aparecer e a instabilidade característica deste ecossistema de negócios disruptivos.


Sabendo-se que uma startup é uma empresa em fase inicial que geralmente opera em um ambiente de alta incerteza, a gestão financeira adequada pode ajudar a minimizar os riscos e a maximizar as oportunidades.


Há características singulares para gerir os recursos financeiros das startups, considerando as necessidades de capital para custear a estrutura do negócio e os investimentos elevados para desenvolvimento do modelo de negócios: transformar a ideia em um produto ou serviço, realizar pesquisas e validações de mercado, construir um MVP (sigla para "Produto Mínimo Viável" ou, em inglês, "Minimum Viable Product"), escalar etc.


Se, para uma empresa tradicional já consolidada, a boa gestão financeira consiste em obter indicadores financeiros positivos, para uma startup, esta realidade é um pouco diferente. Resultados negativos são muito comuns neste tipo de negócios e não costumam assustar investidores, desde que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e as decisões estratégicas (onde e como buscar recursos e aplicá-los) sejam assertivas.


Em startups, o crescimento é acelerado, o modelo de negócio é escalável e a situação financeira da empresa pode mudar repentinamente, com o recebimento de um aporte milionário, por exemplo. O ambiente dos negócios disruptivos é marcado pela incerteza, tornando as projeções financeiras muito mais desafiadoras.


É a boa gestão financeira que garantirá que as startups terão caixa para se manter e crescer de forma sustentável, bem como determinará indicadores atrativos para os investidores, fundamentais para o estabelecimento deste tipo de negócio.


8 dicas importantes para a gestão financeira de startups:


  1. Defina um planejamento financeiro detalhado, que contenha seus objetivos financeiros, projeções de receitas e despesas, fluxo de caixa, orçamento e outras informações relevantes, para orientar as decisões de investimento e gastos.

  2. Controle todos os gastos e mantenha registros financeiros precisos, o que é essencial para calcular custos e acompanhar o desempenho financeiro da empresa.

  3. Seja estratégico e defina prioridades, enxugando os gastos apenas ao que estiver previsto no orçamento e reavaliando o quanto estes são essenciais para o sucesso do negócio. Analise sempre o Orçado X Realizado, para que não desvie do planejamento e consiga alcançar os objetivos traçados.

  4. Monitore e controle, diariamente, o fluxo de caixa, passado e projetado, para preservar a saúde financeira da startup. Antecipar-se à quebra de caixa permite a busca por alternativas de crédito mais baratas ou renegociações de pagamentos com fornecedores.

  5. Mantenha sempre uma reserva de emergência, para lidar com imprevistos, como atrasos em recebimentos ou problemas com fornecedores. Cuidado para não gastar mais do que prevê receber.

  6. Considere diferentes fontes de financiamentos: busque investidores estratégicos que possam ajudar a impulsionar o crescimento da empresa, além de aportar recursos financeiros; aplique em programas de aceleração ou captação de investimentos em inovação; crie um crowdfunding; busque apoio de clientes entusiastas que apostam em novas soluções.

  7. Cuide do valuation (valorização) da startup, pois isso irá impactar nas negociações com possíveis investidores e, se necessário, na venda da empresa. Esteja atento a cada rodada de investimento, para garantir que a empresa está sendo avaliada de forma justa.

  8. Conte com a tecnologia, em especial com o NEXT Finance, para automatizar suas rotinas financeiras, acompanhar todas as transações, analisar resultados com precisão e embasar as melhores decisões.

Lembre-se de que a gestão financeira é uma das áreas mais críticas em uma startup e pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.


Tecnologia: uma aliada para o sucesso de sua Startup!


Simplifique e automatize seus processos e controles, para que possa se dedicar ao desenvolvimento do negócio e às estratégias pensadas para sua startup.


Saiba mais sobre as nossas soluções, entenda como ganhar produtividade em seus processos e inteligência para seu negócio:


Save the date: 04/03/23, de 09h às 11h


Neste dia, o evento Inovação com F de Finanças, que será realizado no Espaço Sebraelab do Sebrae Minas, contará também com a palestra de nosso CEO e fundador, Rodrigo Paiva, que possui vasta experiência e conhecimento para compartilhar com os empreendedores.


Como o tema inovação e finanças se conectam? Quais são as principais iniciativas de inovação na área financeira? Como a inovação pode ajudar empreendedores e empresas a cuidar melhor de seus recursos e investimentos? Estas e outras perguntas serão debatidas no terceiro CafeZync!




Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos e leia todos os nossos posts no Blog.


Veja também:











27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page