top of page
Propaganda-fluxo-de-caixa.png
  • Débora Prota

Foi dada a largada para 2023! Já começou a tirar os planos do papel?



Lembra-se daquela lista de resoluções para o novo ano, com tudo aquilo que você gostaria de mudar, melhorar ou conquistar em 2023, tanto em sua vida pessoal quanto na empresa? Pois é, o ano começou há alguns dias... Quais foram seus movimentos para ganhar esta corrida contra o tempo e alcançar seus objetivos? Ou você é daqueles que pensa que o ano só começa após o Carnaval?


O último artigo da [Gestão 4.0] abordou o planejamento, com o tema Feliz Ano Novo: 5 passos para planejar sua empresa em 2023. Se você aproveitou as dicas e já definiu o seu planejamento, está na hora de começar a tirar os planos do papel.


Para começar, revise seus objetivos gerais, as estratégias e ações traçadas, assim como os prazos definidos no planejamento. Comece com aquilo que deseja finalizar primeiro, seu cronograma já está pronto. Não perca tempo!


Um dos objetivos de quase todas as micro e pequenas empresas que conhecemos é "organizar e equilibrar as finanças". Muitos empreendedores desconhecem a real situação em que a empresa se encontra, quais são seus custos, como está o fluxo de caixa. Esta também é uma dificuldade em sua empresa? Então, vem com a gente, porque podemos te ajudar neste desafio, que precisa ser encarado desde já!


Now, New e NEXT


Agora é a hora de uma nova atitude na gestão financeira de sua empresa. O próximo passo para o sucesso passa pelo NEXT Finance.


Conheça aqui o passo-a-passo, resumido, para organizar e simplificar sua gestão financeira:


  1. Aproveite a condição especial que preparamos para você e assine o NEXT Finance, até o final deste mês, para que possamos te ajudar neste processo. Você poderá escolher entre: um desconto exclusivo na assinatura por um ano, ganhar uma consultoria individual exclusiva OU ganhar um treinamento básico da solução.

  2. Já com a sua nova carteira do NEXT Finance criada, revise seu plano de contas, definindo os tipos de receitas e despesas que serão utilizados para classificar e analisar suas transações. Para entender melhor a importância deste passo, leia o artigo: "Por que classificar as transações financeiras de sua empresa?"

  3. Verifique se faz sentido classificar suas transações também por Centros de Custos, muitas vezes denominados como Centros de Resultados. Assim, poderá analisar suas finanças por projeto, por subdivisão do negócio, por área e outras subdivisões, avaliando os resultados individuais de cada centro, bem como consolidados da empresa. Saiba como definir seus centros de custos ou resultados aqui.

  4. Cadastre todas as contas em que possui recursos financeiros, como: contas correntes, conta caixa (dinheiro em espécie), contas de cartão de crédito, contas de investimento e outras. Para o cadastro no NEXT Finance, acesse o menu "Contas" e clique em "Contas Correntes", clique no botão "+" e informe os dados de cada conta. E lembre-se, vale cadastrar também as contas em outras moedas.

  5. Importe sua movimentação de cada conta corrente, utilizando o recurso "Conciliar Extrato", disponível no menu "Integrações". Após a importação dos lançamentos, classifique cada transação com seu respectivo tipo do Plano de Contas e Centro de Custo (se optar por utilizar esta classificação). Explicamos um pouco sobre conciliação neste artigo da [2a. INVEST]: Conciliação bancária: por que ela é importante para os investidores?

  6. Registre todos os seus compromissos futuros, em Contas a Pagar. Neste passo, lembre-se de incluir os pagamentos recorrentes, as compras a prazo e as previsões de gastos futuros. Para entender melhor sobre o recurso, leia o artigo: Contas a Pagar: O que é e como controlar seus pagamentos com excelência! Uma dica bacana, que facilita ainda mais o controle financeiro, é cadastrar suas despesas recorrentes (mensais ou anuais) em "Despesas Periódicas", recurso disponível entre as opções adicionais de Contas a Pagar. Vale reforçar que todas as transações devem ser classificadas por, pelo menos, um tipo de despesa do Plano de Contas.

  7. Registre todos os seus recebíveis em Contas a Receber, incluindo as receitas recorrentes, vendas a prazo efetuadas e previsões de recebimento. A facilidade do cadastro de Receitas Periódicas também está disponível em Contas a Receber. Leia mais sobre Como fazer a gestão de Contas a Receber aqui.

  8. Crie uma rotina para controlar suas movimentações financeiras. Diariamente, concilie suas contas correntes, consulte as transações a receber e a pagar do dia, dê baixa nos recebimentos concretizados e nos pagamentos efetuados, reprograme e faça a cobrança dos recebimentos atrasados, reduzindo a inadimplência de clientes.

  9. Analise, periodicamente, seu fluxo de caixa diário e mensal, realizado e projetado. Avalie a disponibilidade de recursos ao longo do tempo, para que tome decisões mais assertivas quanto a alocação do dinheiro. Leia o artigo Fluxo de Caixa: razão para o seu sucesso!, para entender a importância desta ferramenta para a saúde financeira de seu negócio.

  10. Após organizar todas as movimentações do negócio, será possível analisar sua saúde financeira, entender seu perfil de gastos e elaborar estratégias para otimizar os seus recursos e obter melhores resultados.


Criamos um guia com os Primeiros Passos no NEXT Finance, com informações complementares para te ajudar a implantar a solução em sua empresa. Clique para acessá-lo:



Tecnologia: uma aliada para o sucesso de seu negócio!


Simplifique e automatize seus processos e controles, para que possa se dedicar às estratégias pensadas para seu negócio.


Saiba mais sobre as nossas soluções, entenda como ganhar produtividade em seus processos e inteligência para seu negócio:



Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe com os amigos e leia todos os nossos posts no Blog.


Veja também:


[GESTÃO 4.0] Feliz Ano Novo: 5 passos para planejar sua empresa em 2023


[GESTÃO 4.0] Por que classificar as transações financeiras de sua empresa?


[2a. INVEST] Trilhões, bilhões e milhões: conheça os grandes números da economia brasileira.


[2a. INVEST] Ganhou na Mega Sena? Como se tornar um milionário?


[2a. INVEST] Inter e Nubank, os bancos digitais brasileiros que foram parar nos EUA


[Finance Strategy] Onde investir em Janeiro/2023



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page